domingo, 27 de janeiro de 2013

Portugal – Sertã: Despiste de autocarro provocou 11 mortos e feridos em estado muito grave




Jornal i - foto Lusa

O despiste de autocarro com matrícula espanhola, na Sertã, provocou já 11 mortos, segundo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Dezassete feridos sem gravidade do acidente de autocarro deram entrada no Hospital de Castelo Branco, tendo um deles já recebido alta, disse à agência Lusa o diretor daquela unidade hospitalar.

Vieira Pires adiantou que dois dos 17 feridos que deram entrada no hospital foram transferidos para unidades de saúde da área de residência.

Segundo o diretor do hospital, os restantes 14 feridos estão à espera de avaliações clínicas, mas provavelmente quatro deles vão ficar internados.

Os feridos deram entrada no hospital com fraturas diversas e neste momento estão a ser submetidos a mais exames para se verificar se existem lesões interna, adiantou.

O hospital de Castelo Branco criou um gabinete de crise, composto por seis psicólogos, para apoiar os familiares dos feridos.

Num comunicado enviado à agência Lusa, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, apresentou "sentidas condolências" às famílias das vítimas mortais resultantes do acidente, e espera que “os feridos possam regressar rapidamente a suas casas, para junto dos seus familiares”.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde “disponibiliza também todo o apoio psicológico e respetivo acompanhamento que as famílias das vítimas vierem a necessitar”.

O motorista é português, viajava de Portalegre para Santa Maria, despistou-se e caiu numa ravina. No entanto, o motorista não consta da lista das vítimas mortais.

Todas as vítimas mortais eram adultos com idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos, acrescentou Regina Pimentel.

Segundo explicou à Lusa a coordenadora do INEM, para socorrer os passageiros do autocarro, que tinham saído de manhã de Portalegre em direção a Santa Maria da Feira numa excursão, foram enviadas sete viaturas médicas, além de dois helicópteros.

O INEM foi das primeiras entidades a chegar ao local, juntamente com a Guarda Nacional Republicana e a Polícia Segurança Publica.

O acidente aconteceu pouco depois das 8:00 da manhã e às onze da manhã já todos os passageiros tinham sido transferidos para os hospitais.

Para retirar o autocarro da ravina, de matrícula espanhola, foram enviadas duas máquinas para o local.

O responsável pelas operações, que mobilizavam esta manhã 261 operacionais e 97 viaturas, contou que se tratava de um excursão com 43 passageiros que vinham de Portalegre para Santa Maria da Feira.

De acordo com a página da Proteção Civil, no Hospital Distrital de Castelo Branco e Centro de Saúde da Sertã as equipas médicas foram reforçadas, tendo sido ainda montado um "dispositivo pela PSP e GNR para criar corredores de evacuação".

Leia também:

Sem comentários:

Mais lidas da semana