sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

UE GASTA EM COISAS SEM SENTIDO - presidente do Parlamento Europeu




SK – MAG – Lusa, com foto

O presidente do Parlamento Europeu reconheceu hoje que a União Europeia (UE) nem sempre gasta dinheiro em coisas que façam sentido, salientando, contudo, que as verbas utilizadas no combate à crescente pobreza e exclusão social são bem gastas.

O social-democrata alemão Martin Schulz, que está a realizar uma visita oficial a Portugal, esteve hoje no centro da Cais, em Lisboa, para conhecer o trabalho que esta associação de solidariedade social desenvolve junto das pessoas em situação de pobreza e exclusão social.

"Faço-vos esta visita porque, enquanto União Europeia, também prestamos uma contribuição ao vosso trabalho. A UE gasta muito dinheiro, nem sempre em coisas que façam sentido. O dinheiro que aqui gastamos é bem gasto", vincou o presidente do PE, dirigindo-se aos muitos beneficiários e voluntários da Cais presentes na sala.

Schulz reconheceu que Portugal enfrenta "graves problemas", mas garantiu que o país tem a solidariedade da UE para sair das dificuldades, um caminho que só pode ser percorrido se todos os países, ricos e pobres, "cooperarem juntos".

"Sou deputado de um país rico da Europa, mas o meu país [Alemanha] vende muitos dos seus produtos a Portugal. Se os portugueses estiverem nesta situação, não podem comprar os nossos produtos", frisou, acrescentando que, como tal, a solidariedade para com Portugal é do “interesse de todos”, e "também dos países ricos".

Na União Europeia “não somos todos iguais, mas temos todos direitos iguais”, frisou Schulz, a quem, na ocasião, foi atribuído o título de sócio-honorário da associação, distinção que recebeu com um “muito obrigado” e rasgado sorriso.

O presidente do Parlamento Europeu incluiu a Cais no roteiro da sua visita a Portugal, porque esta associação foi recentemente distinguida, a nível internacional, com o prémio "CESE - Civil Society Prize 2012", pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE), entre outras organizações dos 27 estados membros da União Europeia.

Pela primeira vez atribuído a uma instituição portuguesa, este prémio reconheceu a Cais com o segundo lugar, pelos seus projetos de empregabilidade social, no âmbito do Programa CAHO - Capacitar Hoje, para pessoas desempregadas e em situação de pobreza extrema.

“Não vim cá prometer nada, exceto que o Parlamento Europeu continuará a bater-se para manter o orçamento que é destinado à solidariedade”, afirmou o social-democrata alemão, sobretudo numa altura em que o “fosso entre ricos e pobres está a aumentar na UE”.

O responsável comunitário referia-se ao relatório 2012 da Comissão Europeia sobre “Emprego e Desenvolvimento Social”, apresentado terça-feira, em Bruxelas.

De acordo com esse documento, o risco de pobreza e exclusão social está a aumentar na UE, especialmente nos países do Sul, como Portugal, e em particular entre os jovens, mulheres desempregadas e mães solteiras.

Schulz, que se mostrou sempre bastante informal e bem-disposto, aproveitou ainda a sua visita para conhecer alguns dos projetos que a Cais desenvolve e até para dar alguns toques de bola com jogadores de Futebol de Rua, um dos vários projetos de inclusão que aquela associação promove.

Sem comentários:

Mais lidas da semana