quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Moçambique: CHUVAS INTENSAS NA ZONA CENTRO




Notícias (mz)

As províncias de Sofala, Tete e Zambézia estarão sob chuvas intensas com trovoadas no sábado e no domingo como resultado da formação, no Canal de Moçambique, de uma área de convergência, que poderá evoluir para um sistema de baixas pressões. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) intensificou a vigilância sobre a zona, uma vez que o sistema de baixas pressões, que se terá formado ao fim do dia de ontem ou madrugada de hoje, é susceptível de evoluir para tempestade tropical, que, a ocorrer, teria efeitos nefastos na região, uma vez que vem sendo fustigada por chuvas desde Janeiro.

Sérgio Buque, do Departamento de Análise e Previsão de Tempo no INAM, disse ontem ao nosso Jornal que há um ciclone tropical na parte leste do Oceano Indico, mas a sua trajectória indica que não há perigo de atingir a nossa região, nem influenciar, de alguma forma, as condições meteorológicas.
    
Designado “Gino”, o ciclone está entre a Ilha da Madagáscar e Austrália e a nossa fonte assegurou que não há como atingir o Canal de Moçambique e consequentemente o litoral do país. 

Dados do INAM indicam que fora daquele sistema, a região centro continua a ser fustigada por chuvas, prevendo-se para hoje, por exemplo, precipitação intensa, que poderá ultrapassar 75 milímetros em 24 horas, no vale do Zambeze.

Regista-se igualmente precipitação considerável no Malawi, Zâmbia e norte do Zimbabwe, cenário que tem se reflecte ou que poderá reflectir no escoamento de água ao longo da bacia do Zambeze.

Aliás, quase todas as bacias hidrográficas nacionais estão acima dos seus níveis de alerta.

Informações da Direcção Nacional de Águas (DNA) prestadas ontem no Conselho Técnico de Gestão de Calamidades referem que Maputo, Incomáti e Limpopo continuavam em alerta nas estações de Madubula, Magude e Sicacate, respectivamente.

Igualmente, a bacia do Zambeze estava em alerta em Caia e em Marromeu, na mesma altura em que a de Licungo apresentava emitiu cenário idêntico em Mocuba.

Contudo, a DNA previa que hoje as bacias do sul, nomeadamente Limpopo, Incomáti e Maputo, começassem a baixar de níveis, embora se mantenham acima dos pontos de alerta.

Sem comentários:

Mais lidas da semana