quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O PAPA RESIGNA, O RELVAS RESISTE




Tiago Mesquita – Expresso, opinião

"Bento XVI demite-se por não se sentir em condições de exercer o cargo de Papa."

Esta obsessão da Igreja Católica em ordenar Papas com o prazo de validade de um sveltesse de morango não tem dado grande resultado. Querem ter um homem de 75 anos de idade com a vitalidade de uma hospedeira de bordo na casa dos vinte e disposto a fazer as mesmas deslocações. Não dá. Uma semana depois estão cansados, alguns meses volvidos mal conseguem levantar o braço e acenar aos crentes dentro daquele aquário com rodas a que chamam papamóvel, e se chegarem ao primeiro ano a dizer amen temos beatificação a caminho.

Não estou por dentro dos requisitos mínimos exigidos para que alguém possa ser ordenado chefe máximo da Igreja católica, agora tenho a certeza absoluta de que não será nada a que o ministro Relvas não consiga ficar habilitado com meia dúzia de aulas no seminário em regime pós-laboral. E não deixa de ser engraçado verificar que Bento XVI saiu contra todas a expectativas enquanto Relvas permanece no governo contra todas as expectativas. Bem vistas as coisas, é quase tão idiota Relvas vir a ser o novo Papa como continuar a ser ministro.

Conclave? Esqueçam. Farto de comissões parlamentares está o senhor ministro. Os cardeais se quiserem brincar às nomeações que façam um Secret Story Vaticano. Quando o fumo branco sair da chaminé é sinal de que o Papa Relvas está pronto para começar a privatizar tudo o que estiver dentro de muros do Vaticano. Dois dias depois, os chineses vão andar a pintar pagodes no tecto da capela Sistina. 

E quanto a demitir-se por não se sentir em condições de exercer o cargo, é coisa que jamais aconteceria com o Papa Relvas. Mais depressa as 140 estátuas de santos e mártires, papas e fundadores de ordens religiosas que ornamentam a praça de Praça de São Pedro se juntam no centro do recinto e fazem uma rave. Com Miguel Relvas de anel de pescador no dedo é quase certo que a próxima renúncia papal vai ser novamente daqui a 600 anos. Amen.

Sem comentários:

Mais lidas da semana