quinta-feira, 7 de março de 2013

O PORQUÊ DO ÓDIO A CHÁVEZ




Ele cumpriu a promessa de governar para as maiorias e mostrou que História não tinha terminado. Por isso (não por seus erros) oligarquias o detestam…

Ignacio Ramonet e Jean-Luc Melenchon (5.10.12) - Tradução: Daniela Frabasile – Outras Palavras

Hugo Chávez é, sem dúvida, o chefe de Estado mais difamado no mundo. Com a aproximação das eleições presidenciais de 7 de outubro, essas difamações tornam-se cada vez mais infames, em muitos países. Testemunham o desespero dos adversários da revolução bolivariana frente à perspectiva (que as pesquisas parecem confirmar) de uma nova vitória eleitoral de Chávez.

Um líder político deve ser valorizado por seus atos, não por rumores veiculados contra ele. Os candidatos fazem promessas para ser eleitos: poucos são aqueles que, uma vez no poder, cumprem tais promessas. Desde o início, a proposta eleitoral de Chávez foi muito clara: trabalhar em benefício dos pobres, ou seja – naquele momento – a maioria dos venezuelanos. E cumpriu sua palavra.

Por isso, este é o momento de recordar o que está verdadeiramente em jogo nesta eleição, agora que o povo venezuelano é convocado a votar. A Venezuela é um país muito rico, pelos fabulosos tesouros de seu subsolo, em particular o petróleo. Mas quase toda essa riqueza estava nas mãos da elite política e das empresas transnacionais. Até 1999, o povo só recebia migalhas. Os governos que se alternavam, social-democratas ou democrata-cristãos, corruptos e submetidos aos mercados, privatizavam indiscriminadamente. Mais da metade dos venezuelanos vivia abaixo da linha de pobreza (70,8% em 1996).

Chávez fez a vontade política prevalecer. Domesticou os mercados, deteve a ofensiva neoliberal e posteriormente, graças ao envolvimento popular, fez o Estado se reapropriar dos setores estratégicos da economia. Recuperou a soberania nacional. E com ela, avançou na redistribuição da riqueza, a favor dos serviços públicos e dos esquecidos. Políticas sociais, investimento público, nacionalizações, reforma agrária, quase pleno-emprego, salário mínimo, imperativos ecológicos, acesso à moradia, direito à saúde, à educação, à aposentadoria… Chávez também se dedicou à construção de um Estado moderno. Colocou em marcha uma ambiciosa política de planejamento do uso do território: estradas, ferrovias, portos, represas, gasodutos, oleodutos.

Na política externa, apostou na integração latino-americana e privilegiou os eixos sul-sul, ao mesmo tempo que impunha aos Estados Unidos uma relação baseada no respeito mútuo… O impulso da Venezuela desencadeou uma verdadeira onda de revoluções progressistas na América Latina, convertendo este continente em um exemplo de resistência das esquerdas frente aos estragos causados pelo neoliberalismo.

Tal furacão de mudanças inverteu as estruturas tradicionais do poder e trouxe a refundação de uma sociedade que até então havia sido hierárquica, vertical e elitista. Isso só podia desencadear o ódio das classes dominantes, convencidas de serem donas legítimas do país. São essas classes burguesas que, com seus amigos protetores e Washington, vivem financiando as grandes campanhas de difamação contra Chávez. Até chegaram a organizar – junto com os grandes meios de comunicação lhes que pertencem – um golpe de Estado, em 11 de abril de 2002.

Estas campanhas continuam hoje em dia e certos setores políticos e midiáticos encarregam-se de fazer coro com elas. Assumindo – lamentavelmente – a repetição de pontos de vista como se demonstrasse que estão corretos, as mentes simples acabam acreditando que Hugo Chávez estaria implantando um “regime ditatorial no qual não há liberdade de expressão”.

Mas os fatos são teimosos. Alguém viu um “regime ditatorial” estender os limites da democracia em vez de restringi-los? E conceder o direito de voto a milhões de pessoas até então excluídas? As eleições na Venezuela só aconteciam a cada quatro anos, Chávez organizou mais de uma por ano (catorze, em treze anos), em condições de legalidade democrática, reconhecidas pela ONU, pela União Europeia, pela OEA, pelo Centro Carter, etc. Chávez demonstrou que é possível construir o socialismo em liberdade e democracia. E ainda converte esse caráter democrático em uma condição para o processo de transformação social. Chávez provou seu respeito à vontade do povo, abandonando uma reforma constitucional rejeitada pelos eleitores em um referendo em 2007. Não é por acaso que a Fundação para o Avanço Democrático [Foundation for Democratic Advancement] (FDA), do Canadá, em um estudo publicado em 2011, colocou a Venezuela em primeiro lugar na lista dos países que respeitam a justiça eleitoral.

O governo de Hugo Chávez dedica 43,2% do orçamento a políticas sociais. Resultado: a taxa de mortalidade infantil caiu pela metade. O analfabetismo foi erradicado. O número de professores, multiplicado por cinco (de 65 mil a 350 mil). O país apresenta o maior corficiente de Gini (que mede a desigualdade) da América Latina. Em um informe em janeiro de 2012, a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal, uma agência da ONU) estabelece que a Venezuela é o país sulamericano que alcançou (junto com o Equador), entre 1996 e 2010, a maior redução da taxa de pobreza. Finalmente, o instituto estadunidense de pesquisa Gallup coloca o país de Hugo Chávez como a sexta nação “mais feliz do mundo”.

O mais escandaloso, na atual campanha difamatória, é a pretenção de que a liberdade de expressão esteja restrita na Venezuela. A verdade é que o setor privado, contrário a Chávez, controla amplamente os meios de comunicação. Qualquer um pode comprovar isso. De 111 canais de televisão, 61 são privados, 37 comunitários e 13 públicos. Com a particularidade de que a parte da audiência dos canais públicos não passa de 5,4%, enquanto a dos canais privados supera 61%… O mesmo cenário repete-se nos meios radiofônicos. E 80% da imprensa escrita está nas mãos da oposição, sendo que os jornais diários mais influentes – El Universal e El Nacional – são abertamente contrários ao governo.

Nada é perfeito, naturalmente, na Venezuela bolivariana – e onde existe um regime perfeito? Mas nada justifica essas campanhas de mentiras e ódio. A nova Venezuela é a ponta da lança da onda democrática que, na América Latina, varreu os regimes oligárquicos de nove países, logo depois da queda do Muro de Berlim, quando alguns previram o “fim da história” e o “choque de civilizações” como únicos horizontes para a humanidade.

La Venezuela bolivariana es una fuente de inspiración de la que nos nutrimos, sin ceguera, sin inocencia. Con el orgullo, sin embargo, de estar del buen lado de la barricada y de reservar los golpes para el malévolo imperio de Estados Unidos, sus tan estrechamente protegidas vitrinas del Cercano Oriente y dondequiera reinen el dinero y los privilegios. ¿Por qué Chávez despierta tanto resentimiento en sus adversarios? Indudablemente porque, tal como lo hizo Bolívar, ha sabido emancipar a su pueblo de la resignación. Y abrirle el apetito por lo imposible.

A Venezuela bolivariana é uma fonte de inspiração da qual nos nutrimos, sem fechar os olhos e sem inocência. Com orgulho, no entanto, de estar do lado bom da barricada e de rerservar nossos ataques ao poder imperial dos Estados Unidos, seus aliados do Oriente Médio, tão firmemente protegidos, e qualquer situação onde reinem o dinheiro e os privilégios. Por que chávez desperta tanto rancor em seus adversários? Sem dúvida, porque, assim como fez Bolívar, soube emancipar seu povo da resignação. E abrir o apetite pelo impossível.

20 comentários:

Anónimo disse...

Eita povinho que adora lamber fascista.

O fascista morreu, viva a Venezuela !!!

Anónimo disse...

O anónimo que comentou antes é claramente um nervo CIÁtico e reproduz o contentamento que vai por essas tão "amáveis" quão "democráticas" fileiras!

É dos tais que é capaz de fazer a apologia da "Operação Condor"!...

Chavez perdurará como um dos grandes heróis da América Latina e não haverá CIA alguma que o apagará da história, nem do coração dos povos da Pátria Grande!

Anónimo disse...

Caramba, quanta asneira !!!

Você acredita realmente que ele morreu nesta semana? Os safados da elite bolivariana NUNCA MOSTRARAM UM VÍDEO DO HERÓI, UMA GRAVAÇÃO, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA !!! Isso foi uma grande farsa. CADÊ AS PROVAS DE QUE ELE VOLTOU VIVO DE CUBA.

E veja só, foi tratar o câncer em Cuba. Fidel confia tanto na medicina cubana que chamou um médico espanhol para cuidar dele.

Bela porcaria de herói esse, inimigo da liberdade de expressão e amigo de narcotraficantes. Escreva os chavões que quiser. O desgraçado morreu e já vai tarde.

Ele será tão lembrado no futuro quanto o Franco é reverenciado na Espanha de hoje.

Anónimo disse...

A persistência do nervo CIÁtico!

...Deve estar a ganhar muito com isso, pois se antes era contra a "teoria da conspiração", agora "virou" um "iluminado" teórico da conspiração!

Você não passa duma triste figura típica das correntes neo liberais que foram inauguradas no laboratório do Chile, com o assassinato de Allende a 11 de Setembro de 1973 e a ascenção dum ditador como Pinochet, ao jeito da "Operação Condor"!

Chavez provou, na linha de Allende, que é possível assumir políticas democráticas identificadas com a esmagadora maioria e contra a "representação" promovida pelos ricos que você de forma tão ignóbil "defende", como acérrimo mercenário!

Antes de Chavez morrer, quantas vezes você o "matou" por via de sua propaganda CIÁtica?

Agora que ele acabou o seu percurso físico sobre a Terra, você mata-o à sua maneira, convencido que os povos de todo o mundo o esquecerão, ou vão alguma vez dar ouvidos à sua perversidade envenenada!

Foram 14 anos meteóricos e, depois da vida de Hugo Chavez, a América Latina não é, nem será a mesma:a independência real está chegando depois de mais de 200 anos do içar das bandeiras e a Pátria Grande vai continuar a sua construção integradora!



Anónimo disse...

Comunicado de la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (CELAC) sobre el fallecimiento del Comandante Presidente Hugo Chávez Frías


Los miembros de la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (CELAC) y los pueblos de Nuestra América recibimos, con consternación y profundo dolor, la noticia del fallecimiento del Comandante Presidente de la República Bolivariana de Venezuela, Hugo Rafael Chávez Frías, el martes 5 de marzo del 2013.

Expresamos nuestras más sentidas condolencias a la familia del Comandante Presidente Chávez, al Gobierno de la República Bolivariana de Venezuela y a todo el pueblo venezolano, al que dedicó su vida.

Su dedicación permanente a favor de la soberanía e integración de nuestras naciones y al desarrollo de la solidaridad entre los pueblos de la región; su entrega a la erradicación de la pobreza y la desigualdad en Venezuela y en nuestra región; y su decisión de trabajar por el logro de una América Latina y el Caribe unida, fuerte y segura, son valores de los que se ha nutrido la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños.

Para la CELAC, de la cual fue uno de sus principales fundadores e impulsores, el ejemplo del Comandante Presidente Chávez nos alienta a redoblar nuestros esfuerzos en pro de la unidad, la cooperación, la solidaridad y la integración latinoamericana y caribeña. Es el mejor tributo que los pueblos de la América Latina y el Caribe le podemos rendir al Comandante Presidente Hugo Chávez Frías.

Anónimo disse...

Ah, quer insistir com essa bobagem de "nervo ciático"? Que quem os critica precisa estar do "outro lado"? Então tá, vou publicar aqui um discurso mais destrambelhado do que o teu. Ganho da sua porcaria de radicalismo:

A morte do camarada Hugo Chávez, que consagrou toda a sua vida à causa do Socialismo do Século XXI, é uma duríssima perda para o Partido e para o povo. Chávez foi um grande comandante, digno discípulo do eterno Marx. Lênin, Stálin, Mao e Che, se estivessem vivos, estariam orgulhosos de sua obra.

Chávez foi o maior defensor dos pobres e da felicidade dos povos latino-americanos. Entre outras atitudes progressistas, o grande líder da revolução bolivariana nacionalizou centenas de empresas capitalistas e supermercados burgueses, expulsou espiões estadunidenses e censurou democraticamente a imprensa entreguista. Tudo isso em nome do bem comum!

Camaradas! Não devemos ser pessimistas perante esta triste realidade. Chávez se foi, mas seus ideais revolucionários para sempre viverão em nossos corações! O FORO DE SÃO PAULO continua em plena atividade! Nossas universidades progressistas estão lotadas de marxistas, socialistas e comunistas filiados ao PARTIDO! Desta maneira continuaremos a obra do grande Chávez e saberemos que sua morte será vingada. O Socialismo do Século XXI permanecerá!

Anónimo disse...

PARTE FINAL (GLORIOSO ENCERRAMENTO)

O chavismo morreu? VIVA O CHAVISMO!

Hasta La Victoria, Siempre! El Socialismo es la Muerte! Venceremos!

Anónimo disse...

CONSTATEM O ÚLTIMO DISCURSO DE HUGO CHAVEZ!



http://resistir.info/

Anónimo disse...

Ao "nervo CIÁtico":

Estás perdido no teu labirinto neo liberal e por isso confundes tudo, quando as coisas fora do neo liberalismo mentor de ditaduras, estão tão claras e na América Latina, tão decisivas estão!

Olha para o mundo que vocês servem como mercenários: as crises atingem a esmagadora maioria e o espectro do desemprego, da miséria, da foma, das tensões e dos conflitos de toda a ordem distende-se como nunca!

Não há continente algums que não esteja tocado pelo veneno da globalização neo liberal e do império que sustenta essa perversidade!

Gente como você teme a paz dos justos, a paz que tão urgentemente precisam os povos de todo o mundo e por isso recorre a todo o tipo de ingerências, de manipulações, de ignomínias e, quantas vezes, de mentiras!

Gente como você a história condenará por que são portadores da lógica da morte, que pode dar muito lucro, mas cada vez mais se distende contra a humanidade e contra o próprio planeta!

Anónimo disse...

Nossa, caprichou na bobagem !!

O sábio aí não explica o motivo do futuramente mumificado Hugo Chávez não poder ser fotografado durante o velório.

Nunca são mostradas imagens do rosto dele, celulares são proibidos.

Fica aí com as suas asneiras. Basta eu dizer duas coisas:

as pessoas não migram para a Venezuela, mas deixam a Venezuela;

Não existem migrações em massa para Cuba, mas muitas pessoas FUGINDO DE CUBA.

ACABEI. Escreve mais asneiras aí.

Anónimo disse...

Agora virou "anjo" migratório?

Há uma democraCIA para tu migrares: por que já não estás já lá, como bom mercenário que és?

Há uma maneira fácil de conseguires a nacionalidade: vais para a tropa, malandro e receberás a nacionalidade num porta-aviões, ou numa remota base militar, "lutando contra o terrorismo"...

Será que vais ficar apenas pelas palavras e não passas aos actos conformes ao que William Blum, pacientemente, vem enumerando, desde a IIª Guerra Mundial?!

"Anjo" migratório: há de facto muitos que se deixam vender, conforme tu mesmo apregoas, mas há cada vez mais os que, por convicção, por princípio e por se identificarem com os povos oprimidos da Terra, não têm preço e jamais se deixarão vender!

Aqueles que assim são, esses são os imprescindíveis!

Anónimo disse...

Testamento de Chávez está en su vida entera, afirmó Maduro

Caracas, 8 mar (PL) El testamento del presidente Hugo Chávez, fallecido el martes último, está en su vida entera, su palabra y pasión, afirmó hoy el vicepresidente ejecutivo, Nicolás Maduro, al despedir oficialmente al mandatario.

• Despide el mundo con honores al líder de Revolución Bolivariana

• Tribunal Supremo de Venezuela avala continuidad del gobierno

• Entregan réplica de espada de Bolívar al presidente Chávez

• Homenaje póstumo al líder de la Revolución Bolivariana

Su legado, añadió, esta en el pueblo de Venezuela, los humildes de este mundo, los pobres y desesperanzados, está en la Constitución aprobada en 1999.

Todo lo que somos hoy está aquí, indicó al mostrar un ejemplar de la Carta Magna, aprobada por el pueblo, convertida en nuestra guía y palabra suprema de la patria.

Su testamento, expresó Maduro, lo escribió en junio del 2012 de puño y letra, al elaborar el Plan de la Patria para el periodo 2013-2019, con tareas específicas que apuntan al beneficio de la sociedad.

Entre ellas mencionó la consolidación de la independencia conquistada en estos 14 años de democracia popular y bolivariana, además de "construir nuestro socialismo, diverso y democrático".

Nosotros, dijo, queremos relaciones de respeto, de cooperación, de paz verdadera, en un mundo sin imperio, sin relaciones hegemónicas que sea capaz de cooperar, vivir y ser justos en términos de igualdad.

En ese escenario, añadió, América Latina tiene la tarea histórica de hacer ese nuevo mundo, de unirnos en la diversidad.

Maduro aseguró que Chávez puede descansar en paz "pues vamos a continuar adelante, juntos el pueblo y la Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB), con su ejemplo para seguir protegiendo a los pobres y necesitados".

Recordó que "no ha habido un líder mas vilipendiado, injuriado y atacado que el Comandante Chávez, si bien con él no pudieron ni las mentiras ni el odio".

Su amor de pureza lo salvó de la injuria y de la infamia y aquí esta invicto, para este y todos los tiempos, resaltó.

Por eso, indicó, le expresamos al Comandante que la batalla continúa, "Chávez vive, la lucha sigue", concluyó.

mgt/mem

http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&idioma=1&id=1188071&Itemid=1

Anónimo disse...

Golpe novo – O futuro da Venezuela após o anúncio da morte de Hugo Chávez é cada vez mais incerto e a temperatura política começa a subir e a ultrapassar as fronteiras dos bastidores. O caudilho bolivariano ainda está sendo velado, o que acontecerá nos próximos sete dias, mas o cenário dá claros sinais de que a disputa pelo cargo será ferrenha.

Tão logo o Palácio de Miraflores decidiu encerrar a farsa e anunciar a morte de Chávez, o ucho.info foi incisivo ao afirmar que Nicolás Maduro, vice-presidente que assumiu a interinidade da presidência, tornara-se um cidadão comum devido ao fato de o tiranete, morto há algumas semanas, não ter tomado posse oficialmente e nem prestado juramento.

Rasgando a Constituição e protagonizando o primeiro golpe pós-Chávez, os bolivarianos anunciaram, com base em decisão tomada pelo chanceler Elías Jaua, que Maduro continuará no cargo até a convocação de nova eleição. De acordo com a legislação vigente, na ausência permanente do presidente o poder é transferido ao chefe do Legislativo federal, nesse caso Diosdado Cabello, que trava uma guerra silenciosa e particular com Nicolás Maduro.

Anónimo disse...

PARTE FINAL

Ex-candidato presidencial Henrique Capriles acusou, nesta sexta-feira (8), a Justiça venezuelana de fraudar a Constituição ao permitir que o vice-presidente, Nicolás Maduro, possa se candidatar à presidência enquanto está no comando do país. A aberração maior em termos jurídicos é que Maduro não foi eleito vice-presidente, mas indicado por pelo então presidente. Sem a posse de Hugo Chávez, o ex-motorista de ônibus (Maduro) nada representa no âmbito do Estado venezuelano.

O segundo grande golpe chavista será empossar Nicolás Maduro no cargo de presidente em cerimônia marcada para as 19 horas (20h30 no horário de Brasília), a quem caberá convocar nova eleição. Nessas quatro semanas até a convocação da eleição presidencial, muita coisa pode acontecer, inclusive um novo golpe.

No microblog que mantém no Twitter, Henrique Capriles foi duro ao criticar a decisão da Justiça: “A sentença do Tribunal Supremo de Justiça é uma FRAUDE (sic) constitucional e assim o denunciamos ao mundo”.

Anónimo disse...

NA VENEZUELA NÃO SERÁ COMO NAS HONDURAS!!!

Asumo esta banda presidencial para defender al pueblo y protegerlo.

Caracas, 08 Mar. AVN.- Nicolás Maduro Moros tomó juramento como Presidente encargado de la República Bolivariana de Venezuela la noche de este viernes en la Asamblea Nacional (AN) y afirmó que asume el cargo para defender y proteger al pueblo y garantizar la continuidad de la Revolución Bolivariana promovida por su líder, Hugo Chávez.
"Yo, Nicolás Maduro, militante de la causa de Chávez, asumo esta banda de él como Presidente legítimo para defender al pueblo y protegerlo", expresó durante el acto, que da cumplimiento al artículo 233 de la Constitución Nacional en caso de falta absoluta del jefe de Estado en funciones.
Maduro juró como mandatario en nombre de "la lealtad más absoluta al comandante Hugo Chávez" y aseguró que cumplirá y hará cumplir la Constitución "con la mano dura de un pueblo dispuesto a ser libre".
En el evento, al que asistieron los diputados socialistas y sólo algunos opositores, así como representantes internacionales, el tren ejecutivo y voceros del pueblo, el Presidente encargado destacó que seguirá el camino trazado por el líder, a quien acompañó como constituyente, diputado, canciller y vicepresidente, y continuar la Revolución, la independencia del país y el socialismo bolivariano.
Con la voz firme, traspasando el dolor, el fiel colaborador del líder socialista juró sosteniendo la Constitución de 1999 en las manos, frente al presidente de la AN, Diosdado Cabello, en el hemiciclo protocolar del Palacio Federal Legislativo, en Caracas.
"Diputado Diosdado Cabello, compañero y hermano, juro a nombre de la memoria heroica de nuestros pueblos indígenas, de Guaicaipuro, de nuestros libertadores y el más grande de ellos, Simón Bolívar; de Ezequiel Zamora y su ejército de desharrapados; juro a nombre de nuestros niños, niñas, los soldados de la patria, los obreros, de los campesinos; juro a nombre de la lealtad más absoluta al comandante Hugo Chávez que cumpliremos y haremos cumplir esta Constitución Bolivariana con la mano dura de un pueblo dispuesto a ser libre. Lo juro".
La Asamblea estalló en aplausos. Cabello le impuso la banda presidencial, mientras los presentes gritaban "Chávez vive, la lucha sigue", el mismo canto que se ha desplegado en toda Venezuela desde la partida del comandante socialista.

...

http://www.avn.info.ve/contenido/maduro-asumo-esta-banda-presidencial-para-defender-al-pueblo-y-protegerlo

Anónimo disse...

NA VENEZUELA NÃO SERÁ COMO NO PARAGUAI!!!

Maduro pide al CNE que convoque a elecciones inmediatamente.

Caracas, 08 Mar. AVN.- El presidente encargado, Nicolás Maduro, informó este viernes, durante el acto de juramentación de su cargo, que se comunicó con la presidenta del Consejo Nacional Electoral (CNE), Tibisay Lucena, para que convoque a elecciones presidenciales inmediatamente, tal como establece el artículo 233 de la Constitución de la República Bolivariana.
"Oficialmente le pedí que cumpliera con todos los extremos constitucionales y legales de la patria y el mandato del artículo 233, y convoque inmediatamente a elecciones presidenciales para que el pueblo de Venezuela sepa quién va a ser su Presidente de la República, de manera democrática", expresó en el Palacio Federal Legislativo.
Indicó que instó al Poder Electoral para que realice las evaluaciones correspondientes y decida la fecha de la convocatoria. Dijo que cuando el ente comicial llame a elecciones, los revolucionarios estarán listos para votar "sin miedo, con seguridad, con fortaleza. Nos sentimos seguros de la democracia, del sistema de votación, que gane quien tenga que ganar, que decida el pueblo".
Instó a los sectores de la derecha a que presenten sus candidaturas. Además, destacó la confiabilidad y transparencia del sistema electoral venezolano, uno de los más modernos del mundo.
Maduro, en su primer acto de gobierno, nombró como vicepresidente Ejecutivo a Jorge Arreaza, actual ministro de Ciencia y Tecnología.
AVN 08/03/2013 21:16



http://www.avn.info.ve/contenido/presidente-maduro-pide-al-cne-que-convoque-elecciones-inmediatamente


Anónimo disse...

NA VENEZUELA NADA SERÁ COMO NAS "REPÚBLICAS BANANEIRAS", NEM HAVERÁ DESEMBARQUE DE MULTINACIONAL FRUTEIRA ALGUMA!!!

Vicepresidente Arreaza se compromete a convertir a Venezuela en país potencia.

Caracas, 08 Mar. AVN.- Este viernes, el presidente encargado de la República Bolivariana de Venezuela, Nicolás Maduro, juramentó al nuevo vicepresidente ejecutivo, Jorge Arreaza, durante un acto frente al cuerpo del líder de la Revolución Bolivariana, Hugo Chávez, velado en Capilla Ardiente, en la Academia Militar.
Arreaza expresó que en los últimos minutos de vida del comandante Chávez, le juró "en nombre de todo un pueblo, que nosotros culminaríamos la lucha del Libertador, Simón Bolívar, y que cuando se reencontrará con él en esa dimensión, donde se encuentra, le dijera al Libertador que nosotros culminaremos sus luchas".
Manifestó que las fuerzas revolucionarias alcanzarán la independencia definitiva del país y la construcción del Socialismo: "Nosotros haremos de Venezuela un país potencia, nosotros haremos que el nuevo orden internacional sea justo y equilibrado".
"Nosotros contribuiremos y daremos nuestro aporte para salvar a la especie humana y la vida en el planeta, en la pachamama", expresó.
"Ante mi padre el Comandante presidente, Hugo Chavéz, líder supremo de la Revolución Bolivariana y líder de la revoluciones de este momento histórico de la humanidad, lo juró", sentenció Arreaza.
La juramentación del nuevo vicepresidente se hizo luego que Maduro jurara ante el féretro de Hugo Chávez mantener el rumbo de la Revolución Bolivariana.
Maduro compartió el juramento con los familiares del Mandatario nacional y sus compañeros de lucha para sellar este día tan importante, 08 de marzo, en el que "hemos compartido con el mundo la devoción, el reconocimiento y el homenaje al más grande de los grandes que hemos tenido en estos dos últimos siglos, el Comandante Hugo Chávez".
Recordó que las exequias del líder revolucionario continuarán por siete días más en Capilla Ardiente para que pueblo pueda darle el último adiós y la última bendición a "este hombre que lo dio todo por nuestra Patria".
AVN 08/03/2013 22:29



http://www.avn.info.ve/contenido/jorge-arreaza-es-juramentado-vicepresidente-rep%C3%BAblica






Anónimo disse...

NA VENEZUELA SIMON BOLIVAR ESTÁ PRESENTE, PARA CONSTRUIR A PÁTRIA GRANDE DA AMÉRICA!!!

"Comandante no pudieron contigo no podrán jamás con nosotros".

Caracas, 08 Mar. AVN.- Pasadas las 12:00 del mediodía, Jefes de Estados y de Gobierno y delegaciones de las cuatro latitudes del mundo, miembros del Gabinete ministerial, representantes de los cuatro poderes del Estado, y familiares del líder de la Revolución Bolivariana colmaron la Academia Militar de Venezuela para rendir tributo al presidente Hugo Chávez.
Un acto histórico, que millones de personas respaldaron en las afueras del recinto, donde esperan para ver al líder, y lo seguían a través de las pantallas dispuestas en varios puntos del Paseo Los Próceres de la capital venezolana.
La ceremonia comenzó con la entonación del Himno Nacional, a cargo de la orquesta sinfónica Simón Bolívar, dirigida por el maestro Gustavo Dudamel.
El vicepresidente Ejecutivo, Nicolás Maduro, presidió la actividad y colocó encima del féretro del Mandatario nacional la réplica de la espada del Libertador, acompañado de los vicepresidentes del Consejo de Ministros Rafael Ramírez, Ricardo Menéndez y Jorge Giordani.
"Comandante no pudieron contigo y no podrán con nosotros jamás, jamás podrán", dijo en su alocución, con voz fuerte, llena de mucha emotividad y mucho compromiso.
Durante su discurso, en el que en varias oportunidades su voz se resquebrajó y denotó su entrañable sentimiento hacia el jefe de Estado, dijo que "no ha habido líder en la historia de nuestra Patria más vilipendiado, más injuriado y más atacado vilmente que nuestro comandante presidente, jamás en 200 años se mintió tanto sobre un hombre (...) pero no pudieron, ni las mentiras ni el odio, porque aquí está nuestro comandante".
"Aquí está invicto, puro transparente, único, verdadero, vivo para siempre, para todos los tiempos (...) aquí está usted comandante, con sus hombres, de pie, todos su hombres y mujeres leales como lo juramos ante usted, leales más allá de la muerte".

...

http://www.avn.info.ve/contenido/maduro-quotcomandante-no-pudieron-contigo-no-podr%C3%A1n-jam%C3%A1s-nosotrosquot

Anónimo disse...




La demonización de Chávez

Eduardo Galeano
Latinoamerica

Traducido por Gorka Larrabeiti


Hugo Chávez es un demonio. ¿Por qué? Pues porque ha alfabetizado a dos millones de venezolanos que no sabían leer ni escribir aunque vivían en un país que posee la riqueza natural más importante del mundo, que es el petróleo.
Viví en ese país algunos años y sé bien cómo era. Lo llamaban "Venezuela saudí" por lo del petróleo. Había dos millones de niños que no podían ir a la escuela porque no tenían documentos. Luego llegó un gobierno, este gobierno diabólico, demoníaco, que hace cosas elementales, como, por ejemplo, decir: "Los niños deben ser admitidos en la escuela con o sin documentos".
Fue el acabóse: he ahí la prueba del hecho de que Chávez es un tipo malo, malísimo. Como él posee toda esta riqueza, y como el petróleo es carísimo debido a la guerra en Irak, lo que él quiere es aprovecharse de todo ello con fines solidarios. Quiere ayudar a los países sudamericanos, especialmente a Cuba: Cuba le manda los médicos, y él lo paga con petróleo. Esos médicos fueron también una fuente de escándalo. Dicen que los médicos venezolanos estaban furiosos por la presencia de esos intrusos que trabajaban en los barrios pobres. Cuando yo vivía allí como corresponsal de Prensa Latina, jamás vi un médico. Ahora, médicos, los hay.
La presencia de médicos cubanos es otra prueba del hecho de que Chávez está en la Tierra de paso, pues pertenece al infierno. Por ello, al leer las noticias, tenemos que traducir todo. El demonismo parte de este origen para justificar la máquina diabólica de la muerte.

Este artículo se publicó el 12 de enero de 2013 en Latinoamerica e tutti i sud del mondo, revista que dirige Gianni Minà.

Fuente: http://www.giannimina-latinoamerica.it/2091-la-demonizzazione-di-chavez/



http://www.rebelion.org/noticia.php?id=164954


Anónimo disse...

O NERVO CIÁTICO CHEIRA A ENXOFRE!!!

Mais lidas da semana