domingo, 4 de agosto de 2013

FASCISMO COM “NOVAS ROUPAGENS” ESTÁ A INSTALAR-SE NA EUROPA E NOS EUA

 


Chamam-lhe neoliberalismo mas tal definição não passa de um eufemismo. Certo é que o fascismo está a instalar-se na Europa com “novas roupagens” e com a subtileza que convém aos seus idealistas da alta finança e servis promotores instalados nos governos e outros poderes das elites. Sob vários formatos o fascismo avança com especial incidência – diriamos que descaradamente – nos EUA e na Europa.
 
Os governos e países do resto mundo acompanham a vaga de atropelos aos direitos dos cidadãos outorgados na carta das Nações Unidos. A ONU não é mais nem menos, mas exatamente, a maior cúmplice destas “novas roupagens” do fascismo. Neoliberalismo? Chamem-lhe o que quiserem. É o fascismo puro e duro que se está a instalar pelo mundo. (Redação PG – CT)
 
Inglaterra: governo amplia “caça” aos imigrantes
 
Antonio Martins - Outras Palavras – em Blog da Redação
 
Suspeitos são detidos e têm fotos divulgadas, para provocar temor. Parte da população começa a reagir, nas redes sociais
 
O home office (espécie de ministério do Interior) do governo inglês levou aina mais adiante as práticas de discriminação anti-imigrantes, já relatadas por Outras Palavras em 30/7 (post a seguir). Desde quarta-feira, as detenções de estrangeiros suspeitos de não terem documentos passaram a ser fotografadas e divulgadas amplamente pela polícia (inclusive nas redes sociais…). Só nesta quinta-feira, orgulha-se o home-office, 139 pessoas foram presas. O objetivo é aterrorizar os imigrantes considerados “ilegais”. Ao mesmo tempo, circulam em Londres e arredores out-doors sobre rodas, que incitam a população a denunciar não-britânicos indocumentados em sua vizinhança.
 
Felizmente, cresceu, entre setores da população, a resistência a tal tipo de barbárie. A edição de hoje do Guardian relata uma batalha no Twitter, entre os partidários do preconceito e os que defendem posturas humanistas. Um jornalista do Daily Mirror sugeriu a seus leitores: “Se todos denunciarmos o @ukhomeoffice como spam, não poderão nos deportar. FAÇAM ISSO. Pelo menos, acho que não poderão nos deportar. Certamente tentarão. Especialmente, se você for meio escurinho”…
 
 
 
 
Os britânicos agora caçam… imigrantes!
 
Antonio Martins – Outras Palavras – em Blog da Redação
 
Começa em Londres campanha publicitária estatal para estimular população a denunciar estrangeiros sem documentos
 
Numa Europa cada vez mais contaminada por ideias xenofóbicas, até o proverbial humor britânico parece, às vezes, atirado à lata do lixo, quando entram em cena as relações com estrangeiros. Há alguns dias, seis municípios da zona metropolitana de Londres passaram a promover, em caráter de “teste” uma campanha publicitária que visa espalhar terror entre imigrantes sem documentos. Consiste em fazer circular, pela cidade, out-doors móveis com os seguintes dizeres: “[Está] no Reino Unido ilegalmente? Volte para casa, ou se arrisque à prisão”. Para tornar a mensagem mais realista, informa-se aos não-britânicos o telefone que devem acionar, caso tenham interesse em ser repatriados “voluntariamente”; e anuncia-se, bairro por bairro, o número de “clandestinos” presos pela polícia, até o momento.
 
Por sua extrema virulência, a campanha gerou crise na própria coalizão de direita que governa o país. O ministro de Negócios, Vince Cable, do Partido Liberal, que posa de pró-imigração, condenou a iniciativa, qualificando-a como “estúpida e ofensiva”. Horas depois, no entanto, o porta-voz do primeiro-ministro David Cameron (do Partido Conservador) foi a público para ressaltar os “aspectos positivos” da ação de terror. Disse que “está funcionando” e pode ser estendida a outras regiões do país. Ainda mais grotesco: o Partido Independentista da Grã-Bretanha, de extrema-direita, condenou a ofensiva. Qualificou-a como um “roubo eleitoreiro”, alegando que os conservadores usam dinheiro público para posar de defensores de uma atitude xenofóbica nascida, originalmente, entre os próprios “independentistas”…
 
Leia mais em Outras Palavras
 
Fotos em Outras Palavras
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana