domingo, 24 de novembro de 2013

Moçambique: RENAMO REJEITA DIÁLOGO E INSISTE NA PRESENÇA DE OBSERVADORES

 


Maputo, 23 Nov (AIM) - A Renamo, o maior partido de oposição em Moçambique e antigo movimento rebelde, anunciou hoje, em Maputo, que não tenciona participar na sessão de diálogo agendada pelo governo para a segunda-feira próxima, alegando que ainda aguarda pela resposta sobre a sua exigência para a presença de observadores nacionais e internacionais.

Porque assim poderemos dar continuidade ao nosso trabalho em virtude de termos verificado que as 24 rondas havidas não tiveram nenhum avanço e que já é tempo de considerarmos a presença de outros cérebros para nos ajudarem nestas negociações que estamos a ter com o Governo, disse o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, em conferência de imprensa.

Na ocasião, Mazanga disse que o diálogo em curso foi uma iniciativa da Renamo para resolver as diferenças com o governo sobre a condução da democracia e das liberdades dos cidadãos em Moçambique.

O Governo considerou a presença destes (observadores) como desnecessária, alegadamente porque existe capacidade de tratar os assuntos apresentados pela Renamo sem necessidade de ter outros intervenientes, disse, acrescentando a verdade é que o processo vem se arrastando sem que se consiga algum avanço.

Mazanga deplorou o facto de o Governo estar disponível apenas para avaliar os mecanismos para a participação dos observadores nacionais, omitindo a presença de mediadores e observadores internacionais.

Com isso, segundo o porta-voz da Renamo, o Governo mostra a sua falta de vontade para o avanço do diálogo, não obstante o seu partido ter endereçado um ofício ao Governo moçambicano a 22 de Novembro do corrente ano condicionado a sua disponibilidade de prosseguir com o diálogo a presença de mediadores e observadores nacionais e internacionais.

No mesmo dia, o Governo respondeu que estava disponível para avaliar os mecanismos para a participação de observadores nacionais. Portanto, ainda não respondeu a nossa colocação, afirmou.

Mazanga aproveitou a oportunidade para comentar sobre a existência de uma outra delegação do Governo para discutir questões de defesa e segurança com a sua contraparte da Renamo.

O porta-voz da Renamo fez questão de vincar que o seu partido possui apenas uma delegação, que inclui especialistas em matérias de defesa e segurança para assessorar o grupo do diálogo.

Daqui se pode concluir que a Renamo não separa a delegação e também continua a espera do Governo para a presença de mediadores e observadores nacionais e internacionais, disse, para de seguida acrescentar que enquanto o Governo avalia os mecanismos de participação dos observadores nacionais, a Renamo e os moçambicanos vão continuar num clima de suspense.

(AIM) Anacleto Mercedes (ALM)/SG
 
Na foto: Fernando Mazanga porta-voz da renamo, fala a comunicacao social sobre a nao comparencia deste partido a sessao do dialogo com o Governo agendado para a proxima segunda-feira em Maputo. Foto de Ferhat Momade.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana