domingo, 15 de dezembro de 2013

Moçambique: HOMENS ARMADOS DISPARAM SOBRE VIATURAS EM MUXUNGUÉ

 


Homens armados voltaram a disparar sobre uma coluna de viaturas na região de Muxunguè, Sofala, no centro de Moçambique, e feriram três militares, disseram à Lusa fontes locais.
 
"Os confrontos em Muxunguè continuaram hoje. Foram fortes e há três militares feridos. A coluna da tarde não conseguiu sair" disse à Lusa José Luís, pároco de Muxunguè.
 
O ataque, atribuído a homens armados da Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), maior partido da oposição, visou a viatura militar que escoltava a coluna de carros entre Save-Muxunguè.
 
"Deram entrada três feridos do ataque de hoje" precisou Pedro Vidamao, diretor do hospital rural de Muxunguè.
 
Este é o terceiro ataque registado esta semana na região, entre Zove e o rio Ripembe, onde o Exército tem uma posição.
 
Moçambique vive a pior situação de tensão político-militar desde a assinatura do acordo geral de paz, em 1992, assinado entre o Governo e a Renamo, pondo fim à guerra civil que durou 16 anos.
 
Têm sido registados vários ataques desde que o Exército ocupou a base da Renamo, onde vivia há um ano o seu líder, Afonso Dhlakama, agora fugitivo.
 
As escoltas militares de viaturas, ativadas pelo governo em abril, para garantir a segurança de pessoas e bens não têm sido suficientes para travar os ataques atribuídos a guerrilheiros da Renamo.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana