domingo, 15 de dezembro de 2013

Timor-Leste aposta numa CPLP com cariz económico a partir da sua presidência

 


Díli 13 dez (Lusa) - Dar uma vertente mais económica à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é um dos objetivos de Timor-Leste, que vai assumir a presidência da organização em 2014, mas só depois do mundial de futebol do Brasil.
 
"Se nós não começarmos já a ver a comunidade a olhar para o setor económico vamos morrer" e "vamos ficar sem força", avisou o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão sobre a primeira presidência timorense da CPLP.
 
O primeiro-ministro timorense admitiu mesmo querer mudar a "face da CPLP" para uma comunidade de países com investimentos estratégicos, aproveitando as mais-valias e capacidade financeira de uns e as necessidades de outros.
 
A mesma opinião é partilhada pelo antigo chefe do governo timorense e líder da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri.
 
"O que nós pretendemos é que com a cimeira em si se possam estabelecer as linhas de atuação através de protocolos bilaterais e multilaterais e capazes de dar uma nova dinâmica para toda a comunidade, porque há necessidade", disse Mari Alkatiri.
 
Para Mari Alkatiri, o saudosismo tem dominado a CPLP, "parece que é só cultura e história", mas na organização, acrescentou, "há já países com capacidade de intervir".
 
Segundo o secretário-geral da Fretilin, a cimeira vai ser uma oportunidade para "lançar novas ideias".
 
Novas ideias que possam projetar a CPLP para o mundo e em especial para a região do sudeste asiático, defendeu, por seu lado, o presidente do parlamento timorense, Vicente Guterres.
 
"Nós, timorenses podemos ser uma plataforma para os outros membros da CPLP para a região. É benéfico para Timor, é benéfico para os países da CPLP e é benéfico para a região também", afirmou Vicente Guterres.
 
Vicente Guterres destacou ainda que os Estados-membros da CPLP têm uma "outra forma da visão da vida, de estar na vida", que deve ser partilhada com o sudeste asiático.
 
Outra forma de estar na vida que passa, também, por uma paixão comum pelo futebol, que levou já as autoridades timorenses a garantir que a cimeira de Díli só se vai realizar depois do Mundial de Futebol do Brasil.
 
"Faz sentido nós não realizarmos a cimeira durante o campeonato de futebol. O bom senso diz-me que temos de encontrar uma data posterior que seja aceitável para todos e pela nossa parte queremos é que os mais altos dignitários estejam presentes em Timor-Leste porque também queremos homenagear os países irmãos que nos apoiaram muitos anos", disse o chefe da diplomacia timorense.
 
Sem avançar se a cimeira se pode realizar num outro mês que não em julho, quando decorrem tradicionalmente as reuniões dos chefes de Estado e de governo, José Luís Guterres disse apenas que "talvez", mas que a data está dependente da agenda dos chefes de Estado e de Governo.
 
O mundial de futebol do Brasil vai realizar-se entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.
 
Certo para já, é que a primeira presidência de Timor-Leste da CPLP, tem conseguido "popularizar" a língua portuguesa junto dos timorenses.
 
"É notório. O que tem acontecido nos últimos dois três anos com visitas constantes de políticos e jornalistas (timorenses) para países da CPLP e isso criou um novo interesse na juventude de aprender a língua portuguesa. Isso é notório e é bom que assim aconteça", afirmou Mari Alkatiri.
 
Segundo Mari Alkatiri, aquela "popularização" mostra "claramente" que se Timor-Leste conseguir ter uma presidência da CPLP pró-ativa ainda fazer conseguir reformar mais a presença da língua portuguesa no país.
 
De acordo com os censos da população realizados em 2010, dos poucos mais de um milhão de habitantes do país apenas 25,2 por cento fala e escreve o português.
 
O tétum, outra das línguas oficiais do país, é falado e escrito apenas por 56,1 por cento da população.
 
Timor-Leste aderiu oficialmente à CPLP em julho de 2002, durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo realizada em Brasília, após a restauração da independência em maio do mesmo ano.
 
MSE // PJA - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana