terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cabo Verde - EM TODO O PAÍS: “CARTÃO VERMELHO” MOSTRADO A JOSÉ MARIA NEVES

 


Depois da derrota com o Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas, tempos difíceis esperam o governo e o Primeiro-ministro, caso este se mantenha na mesma posição de sempre, procurando ganhar tempo e adiando a concertação com os sindicatos
 
As ruas da Praia, do Mindelo e do Sal encheram-se esta segunda-feira de milhares de trabalhadores numa resposta ao governo e a José Maria Neves, exigindo a reposição do poder de compra, mais empregos, a devolução do IUR e respeito pelos trabalhadores, entre outras reivindicações, embalados pela vitória que foi a declaração de inconstitucionalidade do Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas.
 
Na cidade da Praia cinco milhares de trabalhadores corresponderam ao apelo das centrais sindicais e marcharam pela Avenida de Lisboa, ao som de palavras de ordem e ostentando vários cartazes com as principais reivindicações sindicais.
 
Perante esta manifestação de força, que contrariou as repetidas declarações de José Maria Neves de que o protesto não se justificava, os sindicatos esperam que agora o Primeiro-ministro aceite negociar as reivindicações em pauta, caso contrário o caminho parece ser a greve geral, uma ameaça que ficou no ar pelas palavras do secretário-geral da UNTC-CS: "Ganhamos esta luta. Estamos satisfeitos com o nível de adesão das pessoas. Os trabalhadores responderam positivamente ao nosso apelo. Agora, o Governo tem de se disponibilizar para o diálogo e ter humildade para isso", exigiu Júlio Ascensão Silva, que esteve sempre acompanhado do líder da CCSL, José Manuel Vaz.
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana