segunda-feira, 3 de março de 2014

PRESOS TRÊS HOMENS QUE SERÃO JULGADOS POR ROUBAREM… DUAS BANANAS



Luís M. Faria – Expresso, opinião

É a prova de que nem só em Portugal os tribunais e os procuradores se ocupam de coisas fúteis enquanto esquecem o essencial. Na Nicarágua, dois homens vão ser julgados por alegadamente terem roubado duas bananas na rua.

Sabe-se pouco sobre o assunto. Os homens foram vistos a roubar, fugiram, não correram o suficiente. Como o típico miúdo ladrão dos filmes clássicos, que geralmente acabava muito mal.

O julgamento será em abril, e dois dos homens já estão na cadeia (o terceiro ficou em prisão domiciliária) o que significa que, à despesa do julgamento, haverá que somar a do encarceramento. Um custo final milhares de vezes superior ao das bananas.

Como agravante, talvez se deva referir que a vítima do roubo foi um vendedor ambulante. Eventos recentes na Tunísia mostram que a indignação de tais vendedores causa às vezes grandes terramotos. Embora nesse caso o ladrão - ou prepotente, o que é a outra face desse ladrão em particular - fosse o Estado...

Enfim, é preciso castigar os pobres para se ver bem que há justiça. Só assim é possível o apaziguamento social e deixar os ricos à vontade. Como noutros países que conhecemos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana