quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ELEIÇÕES EM MOÇAMBIQUE DECORRERAM COM ATRASOS E DESORDENS




Atrasos e desordem marcam início de votação

O início da votação em alguns pontos do país foi marcado por atrasos na abertura das mesas de votação, chegada tardia do material, falta de credenciais dos observadores, fraco apoio aos eleitores com necessidades especiais, dificuldades nas localização das mesas, troca de cadernos eleitorais, invasão das mesas e falta de membros das mesas de voto.

A informação consta do relatório preliminar apresentado pelo presidente do Observatório Eleitoral, Dinis Matsolo. Os incidentes ocorreram em alguns pontos das províncias do Niassa, Nampula, Sofala, Manica, Zambézia e Maputo.

Porém, Matsolo destaca a forte afluência do eleitorado às urnas de voto.

Hamilton Jhonas - O País (mz)

Ao meio dia, votação não tinha começado na EP de Mungassa

Até perto do meio dia, gente que acatou ao apelo de adesão às mesas de voto ainda estava à espera que o processo arrancasse na Escola Primária de Mungassa, na Cidade da Beira. “Nós queremos votar”, era o grito, em uníssono, de protesto dos populares que acorreram muito cedo àquele local.

Sem qualquer explicação plausível por parte do STAE e sem saber se o processo vai ou não arrancar, os eleitores decidiram, ainda assim, manter-se nos postos aguardando o desfecho. 

Hamilton Jhonas - O País (mz)

Tentativa de Fraude na Beira

Populares surpreenderam um cidadão a levar três urnas para as mesas de votação num posto do Bairro da Munhava, Cidade da Beira. O acusado alega estar a cumprir ordens do seu superior, membro do STAE, mas o representante provincial do STAE, Arnaldo Cristóvão, diz não o conhecer e que o acusado não tem qualquer legitimidade para transportar urnas com votos, uma vez que não faz parte da equipa de técnicos previamente indicados para o efeito.

Arnaldo Cristóvão acusa o STAE de Sofala de negligência, ao permitir que as urnas sejam transportadas por um indivíduo “estranho”.

Hamilton Jhonas - O País (mz)

Leia mais em O País (mz)
*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana