terça-feira, 4 de novembro de 2014

Portugal: PS pede "posição política" do Governo sobre afirmações de Merkel




O deputado socialista Bravo Nico negou hoje que Portugal tenha demasiados licenciados e instou o Governo a tomar "uma posição política" sobre as declarações da chanceler alemã, Angela Merkel, que considerou traduzirem uma "leitura enviesada e injusta da realidade".

O deputado do PS, que intervinha na comissão parlamentar de Assuntos Europeus, durante uma audição ao secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, disse que, pelo contrário, Portugal "tem licenciados a menos".

De acordo com uma nota do PS, Bravo Nico referiu que, segundo o Eurostat (gabinete europeu de estatísticas), Portugal apresenta uma taxa de 17,6 por cento de licenciados, enquanto a Alemanha possui uma taxa de 25,1% e a média da União Europeia é de 25,3%.

O deputado lembrou ainda que a Alemanha, "sendo um dos países que mais tem beneficiado com a emigração maciça dos licenciados portugueses (engenheiros, enfermeiros, arquitetos e outros), é um exemplo de que as declarações da governante alemã são, no mínimo, incompreensíveis e revelam uma leitura enviesada e injusta da realidade".

Para o PS, estas declarações "traduzem uma posição política que deve merecer uma posição política do governo português".

O PS refere ainda na nota que Bruno Maçães não comentou as afirmações de Merkel.

Citada pela agência de informação financeira Bloomberg, a chanceler alemã afirmou que o enfoque nos estudos universitários como um feito de topo da carreira é algo do qual deve haver um afastamento.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana