quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Aumenta atividade parlamentar pela liberdade de antiterroristas cubanos




Havana, 17 dez (Prensa Latina) Ações parlamentares pela libertação dos três antiterroristas que permanecem presos nos Estados Unidos crescem hoje no mundo, afirmou Kenia Serrano, presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).

Em declarações à Prensa Latina, a também deputada que participa da quarta sessão da VIII Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular, assegurou que durante o segundo semestre de 2014 se observou um aumento de medidas a partir de parlamentos e legisladores em todo o mundo.

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia analisou temas referentes à batalha mundial pela libertação de Antonio Guerrero, Ramón Labañino e Gerardo Hernández.

Atualmente Fernando González e René González já se encontram em Cuba, depois de cumprir integralmente suas condenações.

Sobre o assunto, Serrano comentou que eles expressaram que não se sentirão em liberdade até que seus compatriotas de luta regressem à pátria.

Agregou que de mais de 20 países foram emitidos pronunciamentos que exigem a libertação dos lutadores antiterroristas.

A Comissão considerou positivo o direcionamento das ações para os Estados Unidos, onde foi importante a presença de deputados na jornada de Cinco dias pelos Cinco que se desenvolveu em Washington em junho passado, explicou.

Serrano afirmou que Fernando González e René González foram recebidos em parlamentos da América Latina e da Europa com muito carinho e encontraram solidariedade em importantes festivais e eventos internacionais dos quais participaram como em Portugal, França e Espanha.

Igual foi a recepção em Assembleias tão próximas a Cuba como as de Nicarágua, Venezuela e Equador, onde se viu crescer de forma incisiva a decisão parlamentar para que suas ações não fiquem em fronteiras nacionais mas que cheguem ao congresso dos Estados Unidos, acrescentou.

Destacou o trabalho da comissão internacional de investigação realizada em Londres em março passado, que expôs parte de seus resultados em setembro durante o X Coloquio pela liberdade dos Cinco e contra o Terrorismo que teve por sede Havana em setembro.

Estamos a fim de ano e este será o ano 16 em que os Cinco, como são conhecidos internacionalmente, não estarão junto a seus familiares e colegas de forma plena, indicou Serrano.


tgj/nda/cc - Prensa Latina

Sem comentários:

Mais lidas da semana