segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Portugal - Prisão de Sócrates: Ministério Público diz 'não' a entrevista a José Sócrates




O Ministério Público e o juiz de instrução criminal deram um parecer negativo à realização de uma entrevista pelo jornal Expresso ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, avança a SIC Notícias.

O semanário Expresso pretendia entrevistar o ex-primeiro-ministro José Sócrates que está detido preventivamente no Estabelecimento Prisionald de Évora.

No entanto, o pedido recebeu um parecer negativo por parte do Ministério Público e do juiz de instrução criminal, Carlos Alexandre. Se dependesse apenas destas duas entidades, José Sócrates não estaria autorizado a ser entrevistado pelo jornal, contudo, explica a SIC Notícias, a última palavra pertence ao diretor-geral dos serviços prisionais.

Assim, se o diretor-geral entender que o ex-primeiro-ministro pode ser entrevistado, o semanário Expresso estará autorizado a levar a cabo o seu trabalho jornalístico.

Notícias ao Minuto

Advogado de Sócrates adia entrega de recurso

O advogado de defesa de José Sócrates decidiu adiar a entrega do recurso, marcada para hoje, contra a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro, alegando que necessita de consultar primeiro o seu cliente.

«Tendo em conta a necessidade, que sentiu, de consultar o seu constituinte, sobre algumas questões, a defesa do senhor engenheiro José Sócrates decidiu não entregar, já hoje, o recurso que preparou contra a decisão de aplicação da medida de prisão preventiva, o que fará logo que possam ser integradas as instruções que receber hoje», lê-se num comunicado de João Araújo enviado às redações.

O advogado acrescenta que «com a máxima extensão possível, a defesa irá transmitir as pertinentes informações sobre nova iniciativa processual» que irá entregar no Tribunal Central de Instrução Criminal.

Na quinta-feira passada, o advogado João Araújo deslocou-se à prisão de Évora, onde o antigo primeiro-ministro se encontra detido preventivamente, tendo afirmado aos jornalistas que entregava o recurso hoje, cerca das 16:00, considerando ser «altura de José Sócrates se defender publicamente».

«Há um cidadão injustamente preso, em meu entender» e, por isso, «tem que ser libertado, logo que alguém se aperceba da injustiça, da ilegalidade», sustentou na ocasião, acrescentando esperar que Sócrates «vá passar o Natal a casa porque, só o facto de estar preso há 15 dias, é um abuso», o qual «tem que cessar o mais depressa possível».

José Sócrates encontra-se detido preventivamente desde 25 de novembro indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana