quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Acordo final de concessão para porto timorense de Tibar pronto este mês




Díli, 22 jan (Lusa) - O acordo final de concessão para a construção e gestão do Porto de Tibar, nos arredores de Díli, Timor-Leste, orçado em, deverá ser apresentado este mês aos candidatos concorrentes, incluindo a portuguesa Mota Engil.

Em causa está uma parceria público-privada para a construção e gestão durante 30 anos do Porto de Tibar, orçado em 400 milhões de dólares (344 milhões de euros) e para o qual o consórcio entre a Mota Engil Ambiente e Serviços, Mota Engil Engenharia e Construção e a belga Besix Group é um dos quatro candidatos pré-qualificados.

Estão ainda pré-qualificados a inglesa POSNCO, subsidiária da DP World, do Dubai, a filipina ICTSI e a francesa Bollore Consortium.

Segundo o calendário atualizado do projeto, fornecido à Lusa pela International Finance Corporation (IFC) - do grupo do Banco Mundial - os quatro candidatos apresentaram até 07 de janeiro último os seus comentários sobre a versão revista do acordo de concessão.

Até final de janeiro, a versão final do acordo deverá ser apresentada às quatro candidatas que têm depois até final de março para apresentar as ofertas técnicas e financeiras.

A avaliação das candidaturas deverá estar terminada no final de abril com a decisão da concessão a ser tomada em maio.

A parceria público-privada com o Governo timorense prevê uma concessão de 30 anos para a construção, operação e manutenção do porto de Tibar. O Governo espera que o porto de Tibar esteja construído e as operações se iniciem entre 2016 e 2017.

Segundo o executivo, o novo porto terá capacidade para um milhão de toneladas por ano e com possibilidade de receber embarcações comerciais e de passageiros.

O projeto inclui a construção de uma estrada entre Díli e Tibar, de um molhe, de instalações em terra, bem como sistemas de drenagem.

ASP // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana