domingo, 15 de fevereiro de 2015

RÚSSIA SALVOU EUA DE UMA GUERRA DESNECESSÁRIA - opinião




Segundo um politólogo norte-americamo, a coisa mais importante, no que se refere à Ucrânia, é que nós conseguimos evitar o confronto militar entre Moscou e Washington, a que os Estados Unidos poderiam chegar como resultado de suas "políticas malucas".

Este fato é mais um ponto à favor de Vladimir Putin, opina cientista político dos EUA, Eric Margolis.

Vladimir Putin conseguiu pela segunda vez para salvar Barack Obama do confronto extremamente perigoso entre a Rússia eo Ocidente em conexão ao conflito entre as autoridades de Kiev e as autoproclamadas Repúblicas no leste da Ucrânia, escreveu o cientista político e jornalista Eric Margolis.

A primeira vez que os esforços do presidente da Rússia, conseguiram evitar um conflito de grande escala entre Moscou eo Ocidente, foi a crise na Síria. No tempo que a administração do presidente norte-americano Barack Obama estava acusando o regime de Bashar Assad de usar armas químicas contra rebeldes e estava indo para aplicar uma série de ataques aéreos contra a Síria, a Rússia apoiou a posição do presidente sírio e deu ao Conselho de Segurança da ONU as suas provas do uso de armas de destruição em massa por oposição.

Como observa Margolis, como resultado de uma investigação realizada pela comissão da ONU, constatou-se que as armas de destruição em massa foram usadas pelos rebeldes e uma nova escalada do conflito foi evitado.

De acordo com o jornalista, a situação repetiu-se novamente, desta vez na Ucrânia – com a ajuda dos Acordos de Minsk Moscou conseguiu evitar a provável colisão entre duas potências nucleares, mas o plano imprudente dos EUA de armar a Ucrânia e enviar pessoal militar ameaça anular os esforços de paz. Além disso, o campo dos Nacionalistas Ucranianos no governo de Kiev, apoiado pelos norte-americanos, não concorda em aceitar "o plano de Putin".

Sputnik/ Mikhail Voskresenskiy

Sem comentários:

Mais lidas da semana