terça-feira, 7 de abril de 2015

A VITÓRIA DA CHINA FACE AOS ESTADOS UNIDOS



Sérgio Aníbal - Público

Chineses avançam com a criação de banco de desenvolvimento.

Contra a maioria das expectativas, o projecto da China de criar um banco de desenvolvimento internacional que seja uma alternativa ao Banco Mundial, conseguiu obter o apoio de um grande número de países, incluindo diversos dos mais importantes aliados dos Estados Unidos, que se opõem à ideia.

Na última semana, sucederam-se as inscrições. Depois de, no início do mês, o Reino Unido ter-se afastado dos Estados Unidos nesta matéria e ter sido o primeiro a fazer a sua inscrição no Banco Asiático de Infraestruturas e Investimento (AIIB na sigla em inglês), vários outros países da UE aceitaram o desafio chinês: França, Alemanha e Itália inscreveram-se. Portugal fez o mesmo na passada terça-feira, apesar de o Governo não ter feito na altura qualquer anúncio público.

Esta onda de inscrições representa uma clara vitória da diplomacia chinesa face à norte-americana. Os EUA – com o apoio do Japão – têm estado numa batalha permanente com a China pela influência militar e económica no continente asiático.

A criação do banco de desenvolvimento pela China foi vista como um desafio ao papel desempenhado por instituições como o FMI e o Banco Mundial, que continuam a ser em larga medida controladas pelos Estados Unidos.

A China, por seu lado, tenta com a criação deste novo banco mostrar que não se conforma com a relutância dos EUA em cederem parte do poder que têm no FMI e no Banco Mundial às economias emergentes e que, se for preciso, pode avançar para outras alternativas, com o apoio, não só dos seus colegas do Mundo emergente, mas também com várias potências avançadas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana