domingo, 22 de janeiro de 2017

Lisboa. COMEÇARAM AS CELEBRAÇÕES DO ANO NOVO CHINÊS, O ANO DO GALO


Zita Ferreira Braga - Jornal Hardmusica

Em Lisboa houve um desfile de dragões na Almirante Reis que desembocou no Martim Moniz, com muitos turistas e curiosos a assistir.

Milhares de pessoas participaram no início da entrada no ano do galo de fogo.

Energeticamente, este ano caracteriza-se numa expressão:

“O ano de 2017 será de muita luta tens de ser perseverante! A insistência será a palavra de ordem. “O fogo domiciliar (Fogo Yin) aquece o metal utilitário (Metal Yin)”, que representa o efeito artificial do Fogo feito pelo ser humano e o Metal Yin simboliza a ferramenta. Ou seja, Fogo derrete Metal e ambos os elementos lutam arduamente para um bom resultado”.

O ano novo Chinês começará em 28 de Janeiro de 2017 e terminará em 15 de Fevereiro de 2018.

O ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adoptada por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.

As diferenças entre os dois calendários fazem com que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano numa data diferente do calendário ocidental.

O calendário chinês é lunissolar, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano-novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se teriam apresentado e Buda, em agradecimento, transformou-os nos signos da Astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são na lenda, e de acordo com a ordem da sua apresentação a Buda: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.

Desta forma, se 2008 é o ano do rato, 2009 é atribuído ao boi (búfalo), 2010 ao tigre, 2011 ao coelho e assim por diante.

Sem comentários:

Mais lidas da semana