quarta-feira, 20 de setembro de 2017

TRAGÉDIA |"A Cidade do México está um caos", diz brasileiro após terremoto



Tremor de 7,1 graus na escala Richter provocou mortes e destruição na capital mexicana

Um forte terremoto sacudiu a Cidade do México, provocando pânico entre a população de 20 milhões de habitantes da capital mexicana nesta terça-feira 19, data em que o país relembra os 32 anos do terremoto que destruiu a cidade em 1985 e matou 10 mil pessoas.

O sismo, que o Instituto Sismológico do México havia estimado inicialmente em 6,8 para depois revê-lo a 7,1, teve seu epicentro localizado a 55 quilômetros da cidade de Puebla, perto da capital. O Centro Geológico dos Estados Unidos (US Geological Survey) também estimou a magnitude do tremor em 7,1.

"A Cidade do México está um caos", resumiu o jornalista brasileiro Ricardo Carvalho, que está há três semanas morando no país. Ele descreve um cenário caótico, com o transporte público funcionando com extrema lentidão, além de presenciar ambulâncias e carros de bombeiro cruzando a cidade a todo momento.

Carvalho conta que estava na saída de um hospital, próximo ao metrô Colégio Militar. Ele ouviu o alarme sísmico tocar no mesmo momento em que a terra tremeu.

"Embora tenha sido de magnitude menor do que o terremoto da semana retrasada, a sensação foi que a terra tremeu com muita força", relata, informando que o hospital em que estava foi evacuado e que as pessoas permaneceram do lado de fora por cerca de 20 minutos, até serem reinstaladas. Ainda segundo o brasileiro, em uma das principais avenidas da cidade as pessoas passaram a circular nas ruas, diante da impossibilidade de utilizar qualquer outra forma de transporte. 

Pelas redes sociais, inúmeros vídeos e fotos, divulgados por cidadãos e veículos de imprensa, mostram prédios balançando, caindo e muita destruição. O vídeo abaixo, divulgado pela rádio Xeva, mostra escombros na região sul da Cidade do México. 

Durante o socorro, funcionários da Defesa Civil advertiam a população para o risco de vazamento de gás. "Não fumem! Há vazamentos de gás!", gritavam os socorristas, enquanto corriam pelas ruas na região de Roma Norte.

Na praça Cibeles, crianças com crise de pânico foram evacuadas da escola, enquanto os pais, angustiados, as buscavam em meio à multidão, constatou um jornalista da AFP. "Estava caminhando pela (rua) Colima e as janelas começaram a se mexer. Vi as pessoas correndo, começaram a gritar. Ficou muito feio. Não queria me aproximar de nenhuma árvore. Tive que me jogar no chão", contou Leiza Visaj Herrera, de 27 anos.

"Ficou bastante forte. Os edifícios começaram a se mexer. As pessoas estão muito nervosas. Vi uma senhora que desmaiou", contou Alfredo Aguilar, de 43 anos.

Tory Oliveira, com AFP | Carta Capital

Sem comentários:

Mais lidas da semana