quarta-feira, 24 de maio de 2023

Portugal | HOJE É DIA DE PROVAS. E NÃO É SÓ PARA OS ALUNOS

Isabel Leiria, jornalista | Expresso (curto)

Bom dia,

(Antes de mais um convite: esta quarta-feira, às 14h00, Junte-se à Conversa com João Vieira Pereira, Paula Santos e Anabela Campos. Desta vez sobre "E a Tap, Como fica?". Inscreva-se aqui.

Amanhã, quinta-feira, haverá mais uma "Visita à Redação". Inscreva-se enviando um mail para producaoclubeexpresso@expresso.impresa.pt)


A partir das dez da manhã desta quarta-feira, mais de 70 mil alunos do 8º ano vão estar sentados à frente de um computador, para realizar a primeira parte da prova de aferição de Ciências Naturais e Físico-Química. Em anos anteriores, dificilmente este seria um ponto da agenda do dia a merecer a abertura de uma newsletter matinal. Mas este ano, tão ou mais importante do que avaliar o que sabem os alunos no final do 2º, 5º e 8º anos a um conjunto pré-selecionado de disciplinas, é perceber se o Ministério da Educação e os seus serviços são capazes de realizar com sucesso a transição de milhares de provas até aqui feitas em papel para formato digital.

Ao todo, serão mais de 500 mil testes realizados este ano em computador a nível nacional. Para precaver falhas de rede e outros constrangimentos técnicos, foi dada às escolas a possibilidade de dividirem os seus alunos em dois turnos consecutivos e realizarem as provas em modo offline.

A prova de aferição de Tecnologias de Informação e Comunicação do 8º ano, que as escolas têm vindo a realizar nos últimos dias e que têm de completar até ao final da semana, serviu de ensaio. E o ensaio teve as suas contrariedades. No primeiro dia, foi o próprio IAVE (instituto responsável pela realização da avaliação) que forneceu uma password para a ‘abertura’ das provas no computador errada…Em várias escolas, houve dificuldades técnicas e computadores a falhar ou mesmo a faltar, já que no caso do ensino privado não houve distribuição de portáteis pelos estudantes. Noutras, os testes tiveram de mudar de data. Por falta de condições e até pela greve marcada pelo sindicato STOP, que continua até dia 26. Nos agrupamentos de exames, estruturas cuja missão é garantir que nada falha na operação provas nacionais, há descontentamento entre os professores designados para a coordenação.

Já da parte do Ministério e do IAVE confia-se no processo – até ontem já se tinham realizado quase 70 mil provas de TIC em computador – numa desmaterialização que se espera ver generalizada até 2025, ano em que já não deverá haver exames nacionais realizados em papel, nem no básico, nem no secundário.

Com vantagens para a logística da operação (a distribuição das provas em segurança pelas escolas do país traduz-se na maior operação policial anualmente realizada no país), para o ambiente (permitindo poupar toneladas de papel e milhares de sacos de plástico onde eram colocados os enunciados), financeiras e até no rigor da correção, argumenta o Ministério.

Mas a verdade é que subsistem dúvidas e muito em particular quanto às vantagens, ou desvantagens, de pôr crianças com 7 e 8 anos a fazer as provas de aferição no computador. Faz sentido que, numa fase em que ainda estão a dominar o alfabeto e a fazer cópias manualmente, tenham de ir à procura das letras no teclado para responder?

A Iniciativa Liberal acredita que não e apresentou um projeto de resolução, que será discutido hoje na comissão parlamentar de Educação, a propor a reversão da decisão de realização das provas em formato digital pelos alunos do 2º ano de escolaridade.

Onde está Maddie? 16 anos depois do misterioso desaparecimento de Madeleine McCann do aldeamento na praia da Luz, em Lagos, onde passava férias com os pais e os dois irmãos, ainda se procuram provas. As buscas pela criança que tinha então quase quatro anos voltaram ao terreno e uma equipa da Polícia Judiciária do Porto que continua dedicada ao caso de Maddie deslocou-se ontem e hoje à barragem do Arade, a 50 quilómetros da praia da Luz, para dar apoio aos agentes germânicos e ingleses que voltaram a Portugal. Sem quase nenhuns avanços na investigação até hoje, Christian Bruckner, que se encontra detido na Alemanha por um crime de violação cometido em Portugal em 2005, é agora o principal suspeito deste caso, mesmo sem aparentemente haver provas sólidas nesse sentido. Apesar do tempo já decorrido, no caso de algum dia virem a ser encontradas ossadas que se associem a este caso será possível esclarecer se se trata ou não de Maddie através da análise ao ADN? Sim, mas.., é a resposta possível. Certo é que o primeiro dia de buscas terminou sem resultados significativos.

Quem divulgou informação confidencial? A antiga ministra Alexandra Leitão e atual presidente da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados tinha até ao final do dia de ontem para entregar as conclusões a que chegou sobre uma eventual fuga de informação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à TAP. A investigação foi pedida por Augusto Santos Silva e diz respeito a documentos classificados e guardados na “sala de segurança” da CPI – as já famosas ‘notas’ saídas da reunião entre Governo, a ex-presidente da TAP e o grupo parlamentar do PS - e que deram origem a notícias emitidas pela SIC e pela TVI. Esta quarta-feira é ouvida na CPI a antiga chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos.

Como se vai safar Costa? As trapalhadas, omissões, agressões e intervenções sobre a TAP e os episódios passados no Ministério das Infraestruturas serão apenas um dos temas que irão hoje opor António Costa e os deputados da oposição em mais um debate quinzenal no Parlamento. Marcelo e Cavaco, também protagonistas dos últimos dias, não estarão obviamente presentes, mas as suas declarações serão seguramente lembradas. Será mais uma prova para o primeiro-ministro, que irá responder com os dados económicos mais recentes.

Mas afinal o copo está meio cheio ou meio vazio? O crescimento económico do país no 1º trimestre surpreendeu pela positiva, levando a uma significativa melhoria das projeções para a expansão da economia portuguesa em 2023. A previsão para o crescimento do PIB oscila agora entre os 2,4% e os 2,7%, consoante a entidade que faz as contas, quando no final do ano passado a estimativa ficava nos 0,7%. Mas nem tudo está bem com a economia portuguesa. A taxa de desemprego tem estado a subir, a inflação continua alta e tudo aponta para um segundo trimestre mais fraco.

Onde é que se ganha mais? Na Administração Pública, revelam os mais recentes dados do INE, relativos a 2021 e ontem divulgados no âmbito do 88º aniversário do Instituto Nacional de Estatísticas. A remuneração bruta mensal média dos funcionários públicos é superior à dos trabalhadores do sector privado em todos os níveis de escolaridade, chegando a diferença aos 30% no caso dos trabalhadores com ensino superior.

Racismo Quatro pessoas foram detidas em Madrid por pendurarem um boneco numa ponte com a camisola de Vinícius Jr, o futebolista brasileiro do Real de Madrid que tem sido vítima de sucessivos insultos racistas em Espanha. Os quatro são suspeitos de “crime de ódio” e outras três pessoas foram detidas em Valência por insultos no estádio. O presidente da La Liga não criticou os episódios mais recentes, mas Vinícius Jr recebeu já o apoio da FIFA e dos governos do Brasil e de Espanha.

Frases

“Nunca mais iremos a um 'site' de pesquisa, nunca mais iremos à Amazon”, Bill Gates, cofundador da Microsoft durante um evento em São Francisco, sobre Inteligência Artificial e antecipando o surgimento num futuro próximo de uma aplicação de IA capaz de entender as necessidades e hábitos de cada pessoa, que acabará com o uso da Internet da forma como o fazemos.

”Ficcionista, dramaturga, tradutora (Shakespeare, Schnitzler, Brecht, Müller, Fosse), ensaísta, jornalista, professora, sindicalista e ativista cultural, foi figura muito relevante de uma geração politicamente empenhada, antes e depois do 25 de Abril”, Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota do Presidente da República sobre a morte de Eduarda Dionísio. Nascida em Lisboa, em 1946, filha do escritor e pintor Mário Dionísio, morreu segunda-feira, em Lisboa, aos 77 anos, vítima de cancro.

O que ando a ler

A Breve Vida das Flores, de Valérie Perrin

É um dos sucessos editoriais do ano, em Portugal e não só, com milhões de livros vendidos em todo o mundo. O mérito da escritora francesa reside muito na originalidade da protagonista – Violette Toussaint trocou o emprego como guarda de passagem de nível para guarda de cemitério, onde vive com a companhia de três coveiros, um padre e as pessoas que vão visitar os seus mortos – e na escrita que nos faz querer avançar sempre mais uma página no livro, simultaneamente trágico e comovente.

“Os meus vizinhos não têm preocupações, não se apaixonam, não roem as unhas, não acreditam no acaso, não fazem promessas nem barulho, não têm segurança social, não choram, não procuram as chaves nem os óculos, o telecomando, os filhos ou a felicidade. Não leem, não pagam impostos, não fazem dieta, não têm preferências, não mudam de opinião, não fazem a cama, não fumam, não fazem listas, não pensam duas vezes antes de falar (…) Estão mortos. A única diferença entre eles é a madeira do caixão: carvalho, pinho ou mogno”.

Assim arranca o livro que mais do que sobre a morte, é sobre as escolhas e as decisões que se tomam em vida e a busca da felicidade.

Sugestões de podcasts da equipa multimédia

“Não há perspetiva a médio prazo de termos forças armadas” dos países de língua portuguesa. Para que serve a cooperação na área da Defesa na CPLP? Em julho passa um quarto de século sobre o início da cooperação na área da Defesa na Comunidade de Países de Língua Portuguesa. “Estamos muito satisfeitos”, concluem os responsáveis pela cooperação entre os Estados que têm "o Atlântico como centro de gravidade e o coração em África", dizia Adriano Moreira. Uma conversa de Cristina Peres com o Coronel Luís Bernardino, em O Mundo a Seus Pés.

Governo dá o pacote, Cavaco desce à terra com a ajuda do ChatGPT. Nesta Noite da Má Língua há quatro penáltis bem assinalados: Júlia Pinheiro, que confessa o seu amor com outra personalidade da estação rival, Rui Zink, que escreveu (com a ajuda do ChatGPT) os discursos de Mariana Mortágua e Cavaco Silva, Manuel Serrão, que é o emissário do PS e Rita Blanco, a espiã de serviço que tem um relacionamento amoroso com o Presidente da República.

Qual é a nova regulação das criptomoedas? Há muito que se falava na regulação do mercado das criptomoedas. A União Europeia chegou a acordo e em meados do próximo ano entrará em vigor o primeiro regulamento para os criptoativos. O objetivo é que os 27 estados-membros da UE fiquem em pé de igualdade nas regras que regulam este novo mercado, que atravessa agora uma época de crise. Para perceber o que está em causa, no Economia Dia a Dia.

Por hoje é tudo. Tenha uma ótima quarta-feira e acompanhe toda a atualidade no site do Expresso

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana