terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Afegãos em Portugal pedem o reconhecimento do genocídio do povo hazara

“NINGUÉM FAZ PERGUNTAS”

João Biscaia* | Setenta e Quatro

Dezenas de afegãos hazara a viver em Portugal reuniram-se em Lisboa, no passado dia 21 de janeiro. Denunciaram os recorrentes ataques terroristas direcionados ao seu povo, por grupos ligados ao Daesh, e o apartheid de género imposto pelo governo talibã, que deixa as mulheres "prisioneiras" nas suas próprias casas.

Uma granada explodiu à porta de um centro comercial no bairro de Dasht-e-Barchi, em Cabul, capital do Afeganistão, na tarde do passado dia 11 de janeiro, quinta-feira. Duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas naquele que foi o segundo ataque terrorista em menos de uma semana no bairro hazara. Não se sabe quem a lá pôs, mas quem vive naquela zona da cidade não tem grandes dúvidas.

Quatro dias antes, no dia 7 de janeiro, um ataque reivindicado pelo braço regional do Daesh, conhecido como IS-K, matou cinco pessoas e feriu 15. Os seus militantes fizeram rebentar um engenho explosivo dentro de um autocarro, segundo um comunicado emitido pela organização terrorista sunita. 

Há relatos de um terceiro ataque nessa semana, que terá matado quatro pessoas, e um ataque semelhante em novembro de 2023 matou sete pessoas e deixou feridas outras 20. A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão já tinha alertado, em dezembro passado, para o aumento da violência contra a minoria hazara xiita em várias províncias afegãs.

Os ataques perpetrados pelo IS-K contra os muçulmanos xiitas da zona oeste de Cabul, na sua maioria gente do povo hazara, intensificaram-se desde 2016. Os militantes sunitas consideram-nos infiéis, descrentes e apóstatas. No dia 30 de setembro de 2022, pelas 7h30 da manhã, um bombista-suicida fez-se explodir no centro educativo Kaaj, onde centenas de jovens hazara, sobretudo raparigas, faziam um exame de preparação para a universidade.

Angola | Agenda Política Limpa os Erros – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Culpa, minha culpa, minha máxima culpa é conversa nas igrejas. Nos Tribunais os juízes julgam em nome do povo, decidem se há culpados e condenam. As penas são graduadas em função da culpa. Nos campos de futebol, isso não existe. A Selecção Nacional constituída por Palancas Negras perdeu porque a Nigéria marcou um golo e os nossos atletas não marcaram nenhum. No resultado não há culpados. Apenas golos marcados, falhados ou por marcar.

Nos campos de futebol acontecem mil coisas mas nunca culpas nem culpados. Um dia o Desportivo de Ambaca recebeu o Dinizes de Dala Tando para o campeonato distrital. Quem ficasse em primeiro lugar ia disputar o “provincial” que é antepassado do nosso Girabola. O jogo era decisivo. Quem ganhasse ia exibir-se em Luanda e noutras cidades angolanas. Nesse tempo só mesmo Benguela tinha uma equipa de alto nível.

A estrela do Desportivo de Ambaca era Sacristão, que no final da sua carreira foi de Luanda para Camabatela chefiar o posto dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT). Foi logo contratado como jogador-treinador. Era o maior na arte da bola mas também na malandrice. 

O clube Dinizes era treinado pelo Barrigana, que foi guarda-redes do Futebol Clube do Porto e era afamado o Mãos de Ferro. Muitos anos depois entrevistei-o e ele disse esta pérola: “Quando eu era ídolo o trânsito parava na Avenida Sá da Bandeira para eu passar. Barrigana passa! Barrigana passa! Hoje se não me ponho a pau, atropelam-me!”

Depois da entrevista quis vender-me uma garrafa de uísque. Disse-lhe que só comprava se fosse falsificado. Ele disse que sim, era falso. Comprei. Bebi o produto num dia e andei um mês doente. É preciso ter muito cuidado com as bebidas de candonga!

No Dinizes jogavam dois mágicos, o Balsa e o Cardeal. No Ambaca era o Sacristão, o Manuel Silva, o Viriato e o Nito. O senhor Santos Dinis, dono do Dinizes, comprava sempre o árbitro, por isso a vitória nunca falhava. Como aquele jogo era mesmo decisivo, o Sacristão, no momento das cortesias, disse aos membros da equipa de arbitragem: Se vocês nos roubarem acaba o jogo! Os juízes não gostaram da ameaça. Mas como nos campos de futebol só há jogo, não culpados, o árbitro apitou para o início da partida.

Angola | A Derrota dos Abusadores -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Os oráculos dizem que futebol é o desporto das multidões. Um exagero que só mesmo os fanáticos de 11 contra 11 atrás de uma bola perdoam. O Desportivo do Negage era o maior clube do mundo e tinha um time que mandava ventarolas. O Santiago, nosso guarda-redes, defendia só com uma manápula para desmoralizar os adversários. Quando envelheceu foi substituído pelo Lindinho, que voava de um ao outro poste da baliza. Parecia um pombo verde em voo rasante por cima da massambala. O Barros fazia cinema dentro do campo. Uma finta e o adversário de joelhos. O Faria marcava golos de costas, de lado, de olhos fechados. Tratava a boa por tu. Pelos Manos Rocha ninguém passava. Muralhas intransponíveis. 

O futebol tem uma teoria abundantemente comprovada. O resultado de um jogo é sempre imprevisível. Só no fim do jogo se sabe se há vitória, empate ou derrota. Excepto nos jogos do Recreativo do Uíge porque o Ferreira Lima e o Miguel de Almeida eram os patrões dos árbitros. No Negage também abrimos uma excepção. Os jogos contra o recreativo do Songo acabavam sempre em vitória do Desportivo e nunca por menos de dez a zero. 

Um dia o senhor árbitro que veio do Uíge sentiu-se mal e saiu do campo. Já ganhávamos por três a zero. Foi substituído pelo grande Gorila, mecânico afamado. Ele sabia pouco de futebol mas imitava com a boca o apito dos árbitros. Saltou para o campo e aconteceu impossível. O Rocha recebeu a bola no peito, a meio campo. O Gorila apitou. Pegou na bola e correu para a marca de penalti. Gatuno! Gatuno! Gatuno! Os do Songo falharam a grande penalidade. O Barros fintou dez adversários, o guarda-redes e marcou. O Gorila anulou o golo por fora de jogo. O Gorila marcou 18 penaltis contra o Negage mas os do Songo só conseguiram converter quatro. O Desportivo marcou mais 15 golos mas foram todos anulados. E pela primeira vez na História da Humanidade o Songo ganhou ao Negage. Resultado final: 4-3. 

O árbitro foi tão xingado, tão abandalhado que durante uma semana não abriu a oficina, ali no cruzamento da picada para o Dambi e o Bungo. Seus merdas! Arranjem um mecânico para reparar as carrinhas! Mas ele era único. Em frente havia outra oficina mas era de ferreiro. Uma comissão de forças vivas foi implorar ao Gorila que reabrisse a oficina. As carrinhas e camionetas eram velhas e estavam sempre a avariar. 

Um dia perguntei ao Gorila por que razão pôs o Songo a ganhar-nos. E ele foi directo ao assunto: Um homem que não se põe ao lado dos mais fracos é abaixo de mabeco faminto e tinhoso!

O médico proibiu-me de ver jogos de futebol durante uma semana. A emoção é muito grande. Perguntei-lhe se podia assistir hoje ao Angola-Nigéria. Depois só volto a ver futebol, no próximo Mundial. Nem pensar. Emoções fortes fazem mal às artérias coronárias. Daqui a nada começa o grande jogo e eu vou ler.

FPLP promete transformar Rafah em ‘cemitério’ dos israelenses se for invadida

Al Mayadeen | # Traduzido em português do Brasil

O grupo da Resistência afirma que os recentes ataques intensificados de Israel a Rafah são um prelúdio para a ofensiva militar contra a cidade densamente povoada.

A Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) responsabilizou a administração dos EUA e a comunidade internacional pelas graves consequências de qualquer invasão terrestre israelita da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

A declaração do grupo da Resistência surgiu em meio a relatos de um potencial ataque militar israelense à cidade, como parte dos planos para isolar completamente Gaza através da ocupação do Eixo Filadélfia; uma estreita faixa de terra de 14 km que separa a Palestina do Egito. 

Entretanto, as Nações Unidas e as organizações de direitos humanos também alertaram que Rafah está a passar por uma crise humanitária, de saúde e de vida sem precedentes na história moderna.

Iémen | Sayyed al-Houthi: O projeto de Ansar Allah desafia os EUA no cenário global

Sayyed Abdul-Malik al-Houthi fala no 20º aniversário do assassinato do mártir fundador do Ansar Allah, Sayyed Hussein al-Houthi.

Al Mayadeen | Forças Armadas do Iémen - Mídia militar | # Traduzido em português do Brasil

Nossa mensagem contra os Estados Unidos, “Israel” e o Reino Unido foi entoada por milhões e ouvida por vários grupos em todo o mundo, enfatizou Sayyed Abdul-Malik al-Houthi na terça-feira.

O atual líder do movimento iemenita Ansar Allah, Sayyed Abul-Malik al-Houthi, dirigiu-se ao povo iemenita e às Ummahs islâmicas e árabes no memorial do assassinato do falecido líder e fundador do movimento Ansar Allah, mártir Sayyed Hussein al-Houthi, na terça-feira.

O mártir Sayyed al-Houthi foi morto pela polícia iemenita comandada pelo então presidente Ali Abdullah Saleh em 10 de setembro de 2004, o que corresponde a 26 de Rajab de 1425 no calendário islâmico.

Terça-feira, 6 de fevereiro de 2024, (Rajab 26, 1445 HQ) marca o vigésimo aniversário do assassinato do martirizado Sayyed Hussein al-Houthi.

Sayyed Abdul-Malik abordou uma série de questões, detalhando a luta histórica do falecido mártir e líder, bem como a postura corajosa de Ansar Allah contra a hegemonia americana na região.

BLOG DE GAZA: Bombardeio selvagem de Khan Yunis, Hospital Amal

Fotos de tortura divulgadas |Ataques sem precedentes na Cidade de Gaza | A agressão dos EUA ao Iémen continua - DIA 123

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Depois de dizer a milhares de palestinianos deslocados na área de Khan Yunis que foi aberta uma “passagem segura”, os militares israelitas bombardearam um comboio de refugiados em fuga a caminho de Deir Al-Balah. Muitos foram mortos e feridos.

Nenhum lugar é seguro em Gaza, mesmo quase duas semanas depois de o TIJ ter ordenado a Israel que garantisse a segurança dos civis na sua guerra em curso na Faixa. Toda Gaza foi bombardeada durante a noite, com a maior parte dos bombardeios concentrados na cidade de Gaza e em Khan Yunis.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 27.585 palestinos foram mortos e 66.978 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

Terça-feira, 6 de fevereiro, 13h45 (GMT+2)

NYT: O New York Times citou o enviado dos EUA ao Iémen, Timothy Lenderking, dizendo que Washington está a seguir uma estratégia multifacetada para recuperar o controlo do Mar Vermelho.

AL-JAZEERA: Os bombardeios de artilharia israelense atingiram cidades libanesas em conjunto com um voo intenso de aeronaves de reconhecimento.

UNRWA: Estamos preparando um relatório preliminar sobre a acusação de funcionários de participarem da operação de 7 de outubro.

Países que ajudam Israel são cúmplices do genocídio – alerta África do Sul

Nurah Tape* | Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

A Ministra Naledi Pandor diz que todos os estados têm a obrigação legal de garantir o respeito pelas medidas provisórias e de não serem cúmplices do genocídio. 

O Ministro das Relações Internacionais da África do Sul, Naledi Pandor, alertou que todos os estados têm a obrigação legal de defender as medidas provisórias ordenadas pelo TIJ em relação às ações de Israel em Gaza, acrescentando que o não cumprimento disso é cumplicidade nos crimes de genocídio.  

“Apesar das suas reivindicações, estas ordens são vinculativas para Israel. Tem de implementar imediatamente estas medidas provisórias para evitar um novo aumento das violações dos direitos humanos”, disse Pandor no domingo. Ela falava numa sessão pública de apresentação de relatórios sobre o caso, numa mesquita da Cidade do Cabo.

“Na verdade, todos os Estados têm agora a obrigação legal de garantir o respeito pelas medidas provisórias, bem como de garantir que não sejam cúmplices do genocídio”, explicou Pandor. 

Ela acrescentou: “Essencialmente, se o caso prosseguir como antecipamos e se descobrir que Israel cometeu genocídio, todos aqueles que foram cúmplices serão tão culpados quanto Israel”. 

Em 26 de Janeiro, o Tribunal Internacional de Justiça ordenou que Israel adoptasse seis medidas provisórias para garantir, entre outras coisas, que tomasse todas as medidas ao seu alcance para prevenir o genocídio. A África do Sul levou o caso ao Tribunal Mundial em Dezembro, acusando Israel de cometer o crime de genocídio em Gaza, em violação da Convenção sobre Genocídio de 1948, da qual ambos os países são parte. 

Máquina dos EUA em pânico, Tucker Carlson continuará com relatórios na Rússia

John Miles | Sputnik Globe | # Traduzido em português do Brasil

O proeminente comentador político americano afirmou anteriormente que os seus esforços para entrevistar o presidente russo, Vladimir Putin, fizeram dele um alvo da vigilância do governo dos EUA, minando as narrativas “oficiais” sobre o líder “bicho-papão”.

O jornalista independente dos EUA, Tucker Carlson, levantou as sobrancelhas depois de ser visto em Moscou esta semana, com observadores especulando que Carlson chegou para entrevistar o presidente russo, Vladimir Putin.

O popular comentador americano até agora manteve-se tímido sobre as razões da sua visita, mas manifestou a sua vontade de falar com Putin no passado, alegadamente tornando-o alvo de vigilância das agências de inteligência dos EUA. Enquanto os Russiagaters derretem com a perspectiva de Carlson minar a propaganda do regime dos EUA ao praticar jornalismo real, a analista geopolítica e jornalista Fiorella Isabel juntou-se ao programa The Critical Hour do Sputnik na segunda-feira para discutir a situação.

“O facto de este ataque [a Carlson] estar a acontecer da forma como está a acontecer agora significa um receio por parte dos Estados Unidos”, disse Isabel. “Eles têm medo de uma conversa que alguém como Tucker Carlson e Vladimir Putin possa ter porque Tucker Carlson deixou a Fox [News]. E desde que ele deixou a Fox, tanta coisa aconteceu no mundo onde, como todos vocês falaram antes, há grandes escaladas, não só na região Ásia-Pacífico, mas também, obviamente, com o Irão, via Israel-Palestina e via, claro, Ucrânia.”

“Os Estados Unidos estão envolvidos em cada um destes conflitos”, observou o jornalista. “E penso que o objectivo é realmente mostrar como é Moscovo, como é o povo russo, e dar uma perspectiva diferente.”

Isabel especulou que Carlson provavelmente falaria com Putin enquanto estivesse em Moscou, acrescentando “Não acho que ele viria por menos”. Ela também observou que Carlson conversou anteriormente com outros líderes por vezes considerados controversos nos Estados Unidos, como o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

SITUAÇÃO MILITAR NA UCRÂNIA EM 5 DE FEVEREIRO DE 2024 - atualização do mapa

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Ataques russos foram relatados perto de Mirnograd;

Foram relatados ataques russos na área de Kupyansk;

Três UAVs ucranianos foram interceptados na região de Bryansk;

Pelo menos uma mulher civil foi morta por bombardeios ucranianos perto de Volnovaha. Mais quatro civis foram feridos pelos ataques ucranianos em Donetsk em 4 de fevereiro;

As forças russas repeliram 7 ataques da 30ª Brigada Mecanizada, 25ª Brigada de Assalto Aéreo e 13ª Brigada da Guarda Nacional perto de Sinkovka;

As forças russas repeliram 7 ataques da 30ª Brigada Mecanizada, 25ª Brigada de Assalto Aéreo e 13ª Brigada da Guarda Nacional perto de Terni;

As forças russas repeliram 2 ataques da 60ª Brigada Mecanizada perto de Yampolovka;

A artilharia russa atingiu as 22ª, 28ª e 93ª brigadas mecanizadas da AFU perto de Kleshcheyevka, Kurdyumovka, Andreyevka;

A artilharia russa atingiu a 33ª Brigada Mecanizada da AFU, a 128ª Brigada de Assalto de Montanha e a 3ª Brigada da Guarda Nacional perto de Rabotino e Nesteryanka;

Russos destruíram hotel usado por militares ucranianos e mercenários estrangeiros

REGIÃO DE KHARKIV

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Os ataques russos com mísseis de precisão continuam a destruir as reservas estratégicas ucranianas nas regiões de retaguarda. Na noite de 6 de Fevereiro, uma nova vaga de ataques teve como alvo a região fronteiriça de Kharkiv, onde os militares ucranianos acumulam mão-de-obra e equipamento militar para posterior transferência para tapar buracos na defesa nas linhas da frente.

Ontem à noite, um dos ataques russos destruiu outro hotel na aldeia de Zolochiv, na região de Kharkiv. O edifício de três andares foi utilizado para alojamento de militantes do batalhão neonazista Kraken, oficiais das Forças Armadas da Ucrânia e mercenários estrangeiros.

No total, cerca de 50 militantes ucranianos teriam ficado no hotel. É pouco provável que os militares ucranianos reconheçam as perdas reais que sofreram como resultado do ataque.

O hotel foi atingido por dois mísseis russos. O prédio foi completamente destruído como resultado do ataque.

Mais ataques russos foram relatados nas cidades fronteiriças de Kazachya Lopan e Volchansk. As Forças Armadas da Ucrânia acumularam reservas significativas na área, a fim de proteger a fronteira ucraniana, bem como para continuar os bombardeamentos, ataques de sabotagem e ataques de drones no território russo.

O regime de Kiev pouco se preocupa com os danos às infra-estruturas civis e com a ameaça aos residentes locais. O comando militar ucraniano está a utilizar instalações civis para alojamento de militares ucranianos e mercenários estrangeiros, enquanto os oficiais da AFU e comandantes estrangeiros preferem ficar em bons hotéis nas cidades não muito longe da frente. As forças de defesa aérea ucranianas, que também estão posicionadas nos limites da cidade, não conseguem protegê-los, mas causam mais danos aos civis locais.

Ler/Ver em South Front:

Exército Russo alcançou o maior avanço em Avdeevka

Ataque terrorista de Kiev frustrado: Geórgia interceptou carga de explosivos enviada da Ucrânia para a Rússia

Mais lidas da semana