Funeral do Papa Francisco, seis dias após a morte
O funeral do Papa Francisco decorre este sábado, seis dias após a sua morte, numa cerimónia que será acompanhada por milhares de fiéis e dezenas de chefes de Estado e líderes de organizações, o que implicou medidas de segurança extraordinárias.
As cerimónias fúnebres do líder da Igreja Católica, que morreu na segunda-feira passada aos 88 anos, vítima de AVC, começam às 10h00 locais (menos uma hora em Lisboa) na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Cerca de 50 chefes de Estado e de uma dezena de monarcas, bem como líderes de organizações internacionais, num total de mais de 160 delegações internacionais, estarão presentes na cerimónia, que exigiu medidas reforçadas de segurança na região da capital italiana, Roma.
Líderes mundiais apertam mãos em sinal de paz
Cátia Carmo | há 17 minutos
A congregação presente na cerimónia é convidada, pelo cardeal Giovanni Battista Re, a dar apertos de mão, em sinal de paz.
É o último passo antes da Sagrada Comunhão, parte em que o pão e o vinho – corpo e sangue de Cristo – são oferecidos e levou a vários apertos de mão entre os líderes mundiais presentes.
Neste momento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trocou breves palavras com a mulher, Melania, e começou a apertar aos mãos aos líderes mundiais à sua volta, incluindo o presidente francês, Emmanuel Macron.
Lágrimas entre a multidão
Cátia Carmo | há 24 minutos
Enquanto o cardeal Giovanni Battista Re dirige a oração eucarística, milhares de fiéis, na Praça de São Pedro, limpam as lágrimas que lhes escorrem pela face.
Há muita emoção à flor da pele entre as 200 mil pessoas que estão na cerimónia.
"Pedimos que reze por nós, que do céu abençoe o mundo inteiro"
Cátia Carmo | há 34 minutos
O cardeal Giovanni Battista Re, que preside a cerimónia na Praça de São Pedro, lembrou que o Papa Francisco costumava apelar, "muitas vezes", à "construção de pontes e de não muros" e pediu-lhe que reze por quem fica.
"Caro Papa Francisco, agora pedimos-te que rezes por nós e que, do céu, abençoes a Igreja, abençoes Roma, abençoes o mundo inteiro, como fizeste no domingo passado, da varanda desta basílica, num abraço final com todo o povo de Deus, mas idealmente também com a humanidade, que procura a verdade com um coração sincero e mantém alta a tocha da esperança", afirmou Giovanni Battista Re.
Francisco "foi um Papa no meio do povo, com um coração aberto a todos"
O cardeal Giovanni Battista Re afirmou hoje que Francisco "foi um Papa no meio do povo, com um coração aberto a todos", atento ao que "de novo estava a surgir na sociedade".
Lusa | 10:26 - 26/04/2025
Oração portuguesa acabou de ser proferida na cerimónia
Cátia Carmo | há 51 minutos
A oração portuguesa que já estava planeada para ser lida durante a cerimónia acabou de ser proferida.
"Pelos povos de todas as nações, que praticando incansavelmente a justiça, possam estar sempre unidos no amor fraterno e busquem incessantemente o caminho da paz", ouviu-se na Praça de São Pedro.
Trump reuniu-se com Zelensky antes do funeral do Papa
Cátia Carmo | há 1 hora
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontrou-se com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, este sábado de manhã, antes do funeral do Papa Francisco, avança o canal de televisão britânico Sky News, que cita fontes do Vaticano.
Cerca de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro
Cátia Carmo | há 1 hora
Estão cerca de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro para prestar esta última homenagem ao Papa Francisco.
"Neste momento, as autoridades competentes informam que cerca de 200 mil pessoas estão a assistir ao funeral do Papa Francisco", avançou o Vaticano.
Nas ruas do Vaticano próximas da praça também se têm juntado milhares de pessoas, para tentar ver o funeral.
Há cinco mil padres, bispos e cardeais na missa fúnebre do Papa Francisco
Cátia Carmo | há 1 hora
Há cerca de cinco mil padres, bispos e cardeais a celebrar a missa fúnebre do Papa Francisco este sábado, avança o jornal italiano Corriere della Sera.
Só os cardeais presentes na cerimónia, que decorre em frente a Basílica de São Pedro, são 220.
Zelensky aplaudido ao entrar na Praça de São Pedro
Cátia Carmo | há 1 hora
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi aplaudido quando chegou à Praça de São Pedro, no Vaticano. Veja o momento aqui:
Começa a cerimónia
Cátia Carmo | há 1 hora
O funeral do Papa Francisco já começou, com uma missa presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re.
A missa exequial é concelebrada por 750 bispos e 200 cardeais.
Deverá durar uma hora e meia.
Urna do Papa já está a ser transportada para a Praça de São Pedro
Notícias ao Minuto | há 1 hora
O caixão do Papa Francisco já saiu da Basílica, em direção à Praça de São Pedro, que já atingiu a lotação máxima. Foi transportado por 12 carregadores.
Marcelo já chegou à Praça de São Pedro
Cátia Carmo | há 2 horas
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já chegou à Praça de São Pedro, no Vaticano.
Além do chefe de Estado português, também já estão no local o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o antecessor Joe Biden e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
Consulte o manual com a celebração das exéquias
Cátia Carmo | há 2 horas
O Vaticano divulgou o manual com o plano para a celebração das exéquias do Papa Francisco.
O documento tem 87 páginas e inclui orações em várias línguas, incluindo português, inglês, italiano e latim.
Leia-o aqui na íntegra.
O que há de diferente no funeral de Francisco?
Cátia Carmo | há 2 horas
O Papa Francisco tem reputação de ser pouco convencional mas, na realidade, a maioria das tradições seguidas no funeral têm mais de dois mil anos. Estão compiladas em mais de 400 páginas que incluem a liturgia, as músicas e orações que têm sido usadas nos funerais papais ao longo dos séculos.
No ano passado, o Papa pediu uma nova edição do tomo que contém estas regras, com o objetivo de simplificar os rituais fúnebres.
Para já, uma das mudanças mais significativas no funeral de Francisco foi no caixão. Os anteriores foram sepultados em três caixões interligados: um feito de cipreste, o segundo de metal e o terceiro de olmo ou carvalho. No caso do argentino, Jorge Mario Bergoglio pediu apenas um caixão de madeira, revestido a zinco.
O zinco é um material que protege, mesmo quando o exterior do caixão enferruja ou se degrada.
Acredita-se ainda que o caixão terá um documento a descrever o pontificado e um saco de moedas, que costuma ser usado nos enterros tradicionais.
Giovanni Battista Re preside funeral, mas não fará parte do conclave
Cátia Carmo | há 2 horas
As cerimónias fúnebres do Papa Francisco vão ser presididas pelo cardeal Giovanni Battista Re. No entanto, apesar do papel de destaque, o italiano não fará parte do conclave, o processo de eleição do próximo líder da Igreja Católica.
O facto de Giovanni Battista Re ter 91 anos acaba por excluí-lo do processo, no qual não podem participar os cardeais que têm mais de 80 anos.
Ainda assim, o italiano pode ser eleito Papa, apesar de essa escolha ser considerada muito improvável.
Praça de São Pedro começa a encher-se
Cátia Carmo | há 2 horas
A uma hora do início do funeral, a Praça de São Pedro já se começa a encher para o último adeus ao Papa Francisco. Veja as imagens.
Líderes mundiais têm de seguir 'dress code'
Cátia Carmo | há 2 horas
Os líderes mundiais que vão marcar presença, este sábado, no funeral do Papa Francisco terão de seguir um código de vestimenta, também conhecido por 'dress code'.
Os homens devem usar um fato escuro, com uma gravata preta comprida e um botão da mesma cor na lapela esquerda do casaco. Segundo o protocolo o Vaticano, podem usar camisas brancas.
As mulheres devem usar vestidos pretos compridos, de preferências abaixo do joelho, bem como luvas e um véu na cabeça. A única joia permitida é um colar de pérolas.
Cerimónia privada de sepultamento terá um português como testemunha
Lusa | há 2 horas
O cónego português António Saldanha, da Basílica romana de Santa Maria Maior, será um dos poucos a acompanhar o sepultamento privado do Papa este sábado, cujo caixão guarda uma nota biográfica oficial que refere o seu combate aos abusos sexuais.
"Para mim este é um capítulo da incontornável história", disse à Ecclesia o sacerdote, que integra o capítulo que gere Santa Maria Maior, uma das quatro basílicas papais e aquela que Francisco escolheu para ser a sua sepultura final.
"Como português e como padre, sinto-me particularmente feliz, embora a circunstância seja a de acompanhar os últimos atos públicos das cerimónias fúnebres do Papa Francisco", explicou o sacerdote açoriano do Faial.
Na despedida de Francisco, muitos lamentam não existir procissão por Roma
Lusa | há 3 horas
A Praça de São Pedro, que acolhe este sábado as exéquias do Papa, começou a encher-se de fiéis quatro horas antes, com muitos a passarem a noite em claro e a lamentar o facto de não existir procissão por Roma.
Os controlos policiais começaram dias antes e, durante a manhã, as autoridades italianas intensificaram a vistoria dos peregrinos, mas houve quem tenha passado a noite já dentro do perímetro, como é o caso da portuguesa Joana Santos, que veio do Porto.
"Chegámos ontem, já de noite, e viemos para cá. Ainda não fomos ao hotel, porque não conseguimos ver o Papa na Basílica (onde a urna esteve exposta entre quarta-feira e sexta-feira) e não podemos falhar hoje", afirmou a mulher de 44 anos.
Como será o funeral? O plano passo a passo (com uma oração em português)
Notícias ao Minuto | há 3 horas
As cerimónias do último adeus ao Papa Francisco vão contar com leituras bíblicas diferentes das do funeral do antecessor, Bento XVI, avança a agência de informação da Igreja Católica, Ecclesia. Uma dessas oração será lida em português, onde se rezará pela justiça e pela paz entre as nações.
A liderar o funeral estará o cardeal Giovanni Battista Re, que também coordenou, em 2022, as cerimónias fúnebres de Bento XVI no altar, devido às limitações físicas de Francisco.
Após a homilia, os fiéis vão rezar por Francisco, para que Deus o "acolha com bondade no seu reino de luz e paz". O caixão será transportado para a sepultura, enquanto são entoados salmos, em latim, e o presidente da celebração introduz as intercessões. Após a oração pelo falecido Papa, o caixão de madeira que contém os restos mortais é selado com os selos do cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Liberiano.
O corpo será colocado no túmulo e aspergido com água benta, seguindo-se o canto do Regina Coeli, que no tempo litúrgico da Páscoa substitui a recitação do ângelus. O notário do Capítulo Liberiano lavra o "ato autêntico", que serve de prova do enterro e lê-o aos presentes.
O túmulo foi feito em mármore proveniente da Ligúria (Itália), região natal dos avós do Papa, apenas com a inscrição "Franciscus" e a reprodução da sua cruz peitoral, a pedido do próprio. Francisco vai ser sepultado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior, perto do altar de São Francisco.
Vaticano divulga imagens do fecho da urna do Papa Francisco
Notícias ao Minuto | há 3 horas
O Vaticano divulgou, na
sexta-feira, imagens da cerimónia privada onde foi fechado o caixão do Papa
Francisco, na Basílica de São Pedro,
"O Papa estava a descansar na Basílica de São Pedro desde quarta-feira. Depois das enormes multidões de visitantes - cerca de 250.000 no total - durante os últimos três dias, a Basílica de São Pedro esvaziou-se à medida que os últimos enlutados prestavam a sua homenagem", indicou o Vaticano.
A cerimónia, presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, começou com a "leitura de um documento que enumera as etapas da vida de Jorge Mario Bergoglio e as suas atividades mais importantes como Papa".
Das cerimónias iniciais ao local da sepultura
Lusa | há 3 horas
Após as cerimónias na Praça de São Pedro, o cortejo fúnebre segue depois, num percurso de seis quilómetros, até à Basílica de Santa Maria Maior, onde Francisco escolheu ser sepultado, num momento que será privado, a seu pedido.
Nas escadarias desta basílica, e para prestar a última homenagem ao pontífice, estará um grupo de pessoas, cerca de 40, que será integrado por pessoas pobres e necessitadas, sem-abrigo, migrantes, presos e transgéneros, a representar temas centrais do pontificado de 12 anos de Francisco.
O túmulo que acolherá o corpo do religioso argentino foi feito em mármore de origem da Ligúria, região no noroeste de Itália, e apresentará a inscrição "FRANCISCUS", o nome do Papa em latim, e a reprodução da sua cruz peitoral.
Mais de 250 mil pessoas passaram pela Basílica de São Pedro, no Vaticano, para se despedirem do Papa Francisco, cujo caixão esteve exposto junto ao altar desde quarta-feira de manhã até ao final da tarde de sexta-feira, quando decorreu uma cerimónia privada de encerramento da urna.
Nascido como Jorge Mario
Bergoglio
A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano.
Início de acompanhamento
Lusa | há 3 horas
Bom dia! Damos agora início ao acompanhamento AO MINUTO dos acontecimentos relacionados com o funeral do Papa Francisco.
Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem Reuters
Sem comentários:
Enviar um comentário