PMA - Lusa
Maputo, 22 mar (Lusa) - O número de pessoas com tuberculose em Moçambique aumentou em 9.257 nos últimos três anos, atingindo 47.301 em 2011, anunciou hoje o Ministério da Saúde de Moçambique.
Numa mensagem alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, que se assinala no próximo dia 24, o Ministério da Saúde refere que o país conheceu um agravamento da epidemia nos últimos anos, devido à crescente vulnerabilidade à doença de pessoas portadores do VIH/SIDA e a estirpes multirresistentes aos medicamentos.
"A tuberculose continua a ser um problema de saúde pública, agravada pela elevada prevalência do HIV/SIDA nos pacientes com tuberculose, que foi de 56 por cento em 2011", lê-se na mensagem.
Apesar de a doença persistir como um problema de saúde pública, assinala o Ministério da Saúde moçambicano, o país tem melhorado no diagnóstico e tratamento, como resultado do alargamento da rede de laboratórios da tuberculose.
"Há uma aposta na descentralização dos cuidados para o nível mais periférico, de tal modo que há já intervenções de sucesso nas comunidades com o apoio de agentes comunitários de saúde, ativistas e praticantes de medicina tradicional, os quais realizam várias atividades de prevenção e controlo", refere o Ministério.
Nessa perspetiva, as autoridades moçambicanas defendem a necessidade de aceleração de medidas preventivas e de tratamento e maior impulso à investigação.
Sem comentários:
Enviar um comentário