domingo, 27 de maio de 2012

Ex-chefe do estado-maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau detido no Senegal



A Semana (cv)

O almirante José Zamora Induta, ex-chefe do estado-maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, foi preso esta semana em Casamança, no sul do Senegal. Induta foi afastado em 2010 pelo seu adjunto, o general António Indjai, considerado um dos líderes do golpe de Estado de 12 de Abril.

“Na noite de quinta para sexta-feira, a brigada de investigação da polícia interpelou Zamora Induta e três outras pessoas", indicou à agência AFP fonte próxima da polícia de Ziguinchor, a principal cidade de Casamança, uma região que faz fronteira com a Guiné-Bissau.

Zamora Induta tinha-se refugiado na representação diplomática da União Europeia a 18 de Março, na noite da primeira volta das eleições presidenciais, dizendo temer pela sua vida, após o assassínio do coronel Samba Djalo, ex-responsável pelos serviços de informações militares.

O presidente da comissão eleitoral, Desejado Lima da Costa, e o ex-ministro do Interior Fernando Gomes refugiaram-se também na representação da UE, após o golpe de Estado e foram detidos no Senegal juntamente com o almirante, por não terem documentos oficiais.

“Desejamos que as autoridades senegalesas nos ajudem a fazê-los regressar à pátria, onde há agora condições para garantir a sua segurança”, disse um oficial do exército da Guiné-Bissau à AFP, sublinhando que já estão a decorrer os processos diplomáticos de repatriamento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana