quarta-feira, 13 de junho de 2012

José Eduardo dos Santos diz ser chegada a hora de crescer mais e distribuir melhor



EL - Lusa

Luanda, 13 jun (Lusa) - O Presidente de Angola e líder do MPLA disse hoje, em Luanda, ter chegado a hora de "crescer mais e distribuir melhor", no discurso de abertura dos trabalhos da V Sessão Ordinária do Comité Central do partido.

A reunião termina ainda hoje, com a aprovação das listas de candidatos do partido no poder, do Manifesto Eleitoral e a proposta de Programa de Governação.

Na sua intervenção, José Eduardo dos Santos recuou até às promessas para as eleições de 2008, confortavelmente vencidas pelo MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), que obteve cerca de 80 por cento dos votos, considerando que o balanço é positivo, dando como exemplo as "realizações e os empreendimentos inaugurados quase todas as semanas".

"O país está de facto a mudar para melhor e há avanços e crescimento em todos os domínios", mas para o MPLA, defendeu, importa que "o desenvolvimento social seja tão dinâmico como tem sido o crescimento económico".

Ciente de que "muito ainda está por se fazer", José Eduardo dos Santos manifestou-se convicto da "nova Angola" que está a surgir, "pronta para iniciar uma nova etapa da sua história, na qual todos os nossos esforços estarão voltados para os mais desfavorecidos, aqueles que mais sofrem porque têm pouco ou quase nada".

Sem se comprometer com metas, como sucedeu nas promessas de criação de empregos ou a construção de um milhão de casas, feitas em 2008, na intervenção de hoje, José Eduardo dos Santos salientou que o MPLA vai basear o futuro projeto de sociedade num Programa de Estabilidade, Crescimento e Emprego.

"Através dele vamos unir, ampliar e acelerar as iniciativas destinadas a garantir mais empregos, aumentar a oferta de água e energia, a melhorar os serviços de Educação e Saúde, a estimular a produção nas zonas rurais e a incentivar a criação e o fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas angolanas", explicou.

A terminar a intervenção, José Eduardo dos Santos garantiu que o MPLA "fará a sua parte para a manutenção de um clima de paz, tolerância, harmonia e confiança" no processo eleitoral em curso.

Nas listas de candidatos a deputados, o MPLA deverá apresentar nos dois primeiros lugares da lista concorrente ao círculo nacional o seu líder, José Eduardo dos Santos, e o ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente, que, em caso de vitória, serão designados próximos Presidente e vice-Presidente.

Sem comentários:

Mais lidas da semana