quarta-feira, 13 de junho de 2012

José Eduardo dos Santos e Manuel Vicente encabeçam lista de deputados do MPLA



EL - Lusa

Luanda, 13 jun (Lusa) - José Eduardo dos Santos e Manuel Vicente encabeçam a lista de deputados do MPLA às eleições gerais de 31 de agosto, decidiu hoje o Comité Central do partido no poder em Angola.

Segundo o comunicado final da reunião, a escolha de José Eduardo dos Santos foi aprovada por unanimidade e aclamação, enquanto a referência à escolha de Manuel Vicente não mereceu qualquer adjetivação.

A ordem dos seguintes nomes da lista não foram divulgados, mas a fonte partidária disse à Lusa que em terceiro lugar aparece o nome de Roberto de Almeida, atual vice-presidente do MPLA e antigo presidente do parlamento.

O atual vice-presidente da República, Fernando Piedade Dias dos Santos, que chegou a alimentar ambições de ser o número dois da lista e, ao mesmo tempo, manter o cargo de vice de José Eduardo dos Santos, surge num indistinto 14º lugar.

A fonte partidária contactada pela Lusa acrescentou que Paulo Kassoma, atual presidente do parlamento e antigo primeiro-ministro, aparece ainda mais atrás, no 41º lugar.

As próximas eleições gerais serão as primeiras que decorrerão segundo as novas regras ditadas pela Constituição angolana, promulgada em 2010.

Assim, os cargos de Presidente e vice-presidente deixam de ser eleitos diretamente, sendo preenchidos pelos candidatos que figurarem no primeiro e segundo lugar da lista do partido ou coligação mais votado concorrente pelo círculo nacional.

Nas anteriores eleições, realizadas em 2008, o MPLA alcançou uma vitória esmagadora, totalizando 81 por cento dos votos expressos, enquanto a UNITA, segunda força política mais votada, quedou-se pelos 10 por cento.

Face aos resultados de 2008 e ao anúncio de hoje na V Sessão Ordinária do Comité Central, José Eduardo dos Santos deverá, sem surpresas, ser eleito Presidente da República, tendo agora na vice-presidência o empresário Manuel Vicente, antigo homem forte da petrolífera angolana Sonangol e desde fevereiro passado ministro de Estado e da Coordenação Económica.

O prazo para a apresentação das listas de deputados termina no próximo dia 19.

Sem comentários:

Mais lidas da semana