quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Relações externas de Angola assentam no conceito de "diplomacia ativa" - MNE




EL – VM - Lusa - foto em TPA

Luanda, 09 jan (Lusa) - Angola vai, em 2013, assentar a sua política de relações externas no conceito de "diplomacia ativa", anunciou hoje em Luanda o chefe da diplomacia angolana.

Georges Chicoti, que intervinha na abertura da II Reunião de Embaixadores de Angola, salientou que o encontro visa analisar a situação política internacional, projetando "a posição que Angola deve assumir sobre cada um dos fenómenos políticos e sociais" no mundo.

"Esta reunião acontece num momento em que o ambiente internacional é cada vez mais competitivo e animado pelas forças da globalização, que exige dos Estados a clarificação dos seus interesses sob pena de ficarem subordinados aos de outros", frisou.

Como eixos em que se materializará a "diplomacia ativa", preconizada como imagem da política externa de Angola em 2013, Georges Chicoti definiu como prioridade o estabelecimento e o aprofundamento da cooperação com todos os países, sobretudo com os que integram os blocos regionais e sub-regionais de que Angola faz parte.

Estão neste caso a Comunidade Económica dos Estados da África Central, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, a Comissão do Golfo da Guiné, a Conferência dos Países da Região dos Grandes Lagos, a comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Além da vertente diplomática externa, durante a reunião, que termina na sexta-feira, vão ainda ser debatidos temas organizativos e administrativos internos, como sejam a homologação em breve do estatuto orgânico e o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnico-profissionais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana