sábado, 4 de janeiro de 2014

2013 FOI O ANO MAIS QUENTE DE SEMPRE NA AUSTRÁLIA

 


Camberra, 03 jan (Lusa) - O ano passado foi o mais quente na Austrália desde que o instituto de meteorologia local começou a medir as temperaturas anuais, em 1910, tendo sofrido a pior vaga de calor desde então e vários incêndios de grandes proporções.
 
"2013 foi o ano mais quente na Austrália desde que as temperaturas começaram a ser registadas", disse o instituto no seu relatório anual sobre o clima, divulgado numa altura em que várias partes do país continuam a sofrer de altas temperaturas.
 
"Muitas temperaturas em toda a Austrália têm estado bem acima da média desde setembro de 2012. Longos períodos de temperaturas acima da média começam a ser normais, com uma notótia ausência de tempo frio", lê-se no relatório hoje divulgado.
 
O instituto acrescenta ainda que o verão de 2012-2013 foi o mais quente alguma vez registado, e incluiu uma onda de calor prolongada que terminou a 19 de janeiro de 2013, o primeiro dia desde 31 de dezembro de 2012 em que as temperaturas não chegaram aos 45 graus nalgum ponto do país.
 
Numa análise ao relatório, a climatóloga Sarah Perkins, citada pela AFP, afirma que o relatório confirma que os efeitos do aquecimento global são já bem visíveis, lembrando as temperaturas que chegaram a registar valores bem acima dos 40 graus nos últimos anos.
 
"Embora os recordes sejam batidos aqui e ali, a quantidade de recordes batidos no último ano é extraordinário", disse a professora da Universidade da Nova Gales do Sul, em Sydney, salientando que "os estudos já mostraram que o risco de haver mais verões como o de 2013 aumentou cinco vezes por causa das mudanças climáticas induzidas pelo Homem".
 
MBA // PJA - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana