quarta-feira, 5 de março de 2014

ÉPOCA DAS CHUVAS JÁ CAUSOU 17 MORTES EM MOÇAMBIQUE - Governo




Pelo menos 17 pessoas morreram em consequência da época de chuvas que Moçambique atravessa desde outubro do último ano, disse hoje a ministra de Administração Estatal moçambicana, Carmelita Namashalua, falando na Assembleia da República.

De acordo com Carmelita Namashalua, sete pessoas morreram depois de terem sido atingidas por raios, cinco por afogamento, quatro por desabamento de habitações e uma pela queda de uma árvore, num balanço de 17 mortes associadas à atual época de chuvas.

A ministra adiantou que mais de 70 pessoas ficaram feridas, tendo sido perdidas 1.665 habitações e cerca de 5.900 ficado danificadas.

Sobre situações relacionados com doenças diarreicas, o Governo afirmou terem sido detetados 12.995 casos, entre janeiro e fevereiro, dos quais resultaram cinco mortes.

O Governo disse ainda que, até ao momento, não foram detetados casos de cólera no país.

Em termos dos impactos das chuvas no setor agrícola, que afetou 0,54 por cento da área semeada, pelo menos 20 mil hectares ficaram inundados, dos quais cerca de oito mil hectares de área de plantação ficaram destruídos.

Os dados governamentais referem ainda que mais de 15 mil famílias de camponeses estejam a ser afetadas pela presente época de chuvas, que termina no final de março.

EMYP // VM – Lusa – foto NOEL KLOOPPER /SOUTH AFRICAN AIRFORCE/EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana