sábado, 21 de junho de 2014

Portugal - BES: Após negas do Governo, Salgado foi a Luanda pedir ajuda




Ricardo Salgado, na qualidade de líder do GES, queria um empréstimo de 2,5 mil milhões de euros para a reestruturação do Grupo Espírito Santo (GES). Depois de tentar a sua sorte com Maria Luís Albuquerque, o empresário foi ter com Pedro Passos Coelho para pedir que autorizasse que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o BCP liderassem o empréstimo. A resposta foi negativa. Segundo o Expresso, após as duas negas do Governo, Salgado foi a Luanda pedir ajuda. Mas, em vão.

Ricardo Salgado e José Honório reuniram-se com Maria Luís Albuquerque em maio. O objetivo do então líder do BES era pedir à ministra uma autorização para que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o BCP liderassem o empréstimo de 2,5 mil milhões para a reestruturação do Grupo Espírito Santo (GES).

De acordo com o Expresso, a resposta da ministra das Finanças foi negativa e Ricardo Salgado teve que apostar numa segunda hipótese: Pedro Passos Coelho. O bancário pediu uma audiência com o primeiro-ministro e pedido repetiu-se… assim como a resposta. Passos Coelho, que acompanhou de perto o caso da elevada dívida da área não-financeira do grupo, também negou o empréstimo a Salgado.

Ao que o Expresso apurou, a dupla nega do Governo levou o ainda líder do GES a viajar esta quarta-feira para Luanda. O empresário reuniu-se com altas figuras do regime angolano assim como alguns investidores para tentar o financiamento desejado. A resposta voltou a ser negativa.

Ricardo Salgado acabou por abdicar da liderança do Banco Espírito Santo, tendo sido substituído por Amílcar Morais Pires.

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana