sábado, 21 de junho de 2014

Empresa de diamantes ameaça despedir 300 por filiação em sindicato




Direccão da empresa terá proibido a entrada às instalações dos trabalhadores que decidiram filiar-se no novo sindicato.

Voz da América

Mais de 300 trabalhadores da empresa de diamantes da  Catoca, na Luanda-Sul, estão sob ameaça de despedimento por aderirem a um sindicato não reconhecido pelo Governo.

Esta quarta-feira, 18, a direccão da empresa terá  proibido a entrada às instalações de todos os trabalhadores que decidiram filiar-se na nova organização  denominada Sindicato Geológico e Mineiro de Angola(SIGIOMA).

Em declarações à VOA, o responsável do Sigioma Samuel Neto denunciou que a companhia tinha iniciado  uma autêntica caça ao homem de  todos os trabalhadores que se desvincularam da UNTA, a central sindical próxima do Governo.

Samuel Neto  disse  que a ordem de despedimento foi dada pelo director-geral  da companhia Ganga Júnior  e executada pelo  chefe do Departamento Jurídico, Tomé Capande Vale.

Uma fonte da empresa desmentiu que houvesse despedimentos em massa na empresa  e  esclareceu que  a actividade  do novo sindicato é ilegal por,  alegadamente, a sua inscrição não ter sido aprovada pelo Ministério da Justiça.

Leia mais em Voz da América

Sem comentários:

Mais lidas da semana