sábado, 21 de junho de 2014

HOJE É DIA DE PROTESTO DA CGTP EM LISBOA



Estão agendadas duas concentrações, uma no Campo das Cebolas e outra no Cais do Sodré. Arménio Carlos fará a intervenção no Rossio.

A CGTP conta ter hoje milhares de manifestantes em protesto na baixa de Lisboa contra as políticas sócio laborais do Governo que "têm levado ao agravamento da exploração e do empobrecimento" e contra as novas alteração da legislação laboral.

"Estamos confiantes que vamos ter uma grande manifestação, com milhares de trabalhadores, e população em geral, para protestar contra as políticas do Governo e exigir a sua demissão", disse à agência Lusa Armando Farias, da Comissão Executiva da Intersindical.

Segundo o sindicalista, os portugueses estão a enfrentar "um momento em que os problemas se estão a agravar, aumentando a exploração e o empobrecimento".

"Estamos a assistir a outro patamar, muito grave, desta ofensiva, com as alterações à legislação laboral que vão levar à destruição da contratação coletiva", disse.

Para Armando Farias a contratação coletiva "é um elemento fundamental da democracia, não só porque garante um conjunto de direitos aos trabalhadores, mas também porque é uma garantia de funcionamento da sociedade".

O sindicalista defendeu que as propostas de lei do Governo que estão na Assembleia da República, que vão reduzir os prazos de caducidade e de sobre vigência das convenções coletivas de trabalho, e as novas ofensivas laborais na função pública, nomeadamente a tabela única remuneratória e a de suplementos, "Têm de ser travadas".

"É fundamental continuar a luta", disse, acrescentando que da manifestação de hoje poderá sair uma decisão nesse sentido.
  
A CGTP-IN realiza hoje, em Lisboa, uma manifestação sob o lema "Acabar com esta política de direita -- Governo Rua! - Por uma política alternativa, de Esquerda e Soberana", tal como fez há uma semana no Porto.

A manifestação inicia-se às 15h30 com duas concentrações, uma no Campo das Cebolas - dos distritos de Lisboa, Santarém, Leiria e Castelo Branco - e outra no Cais do Sodré - dos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Depois de desfilarem por duas ruas diferentes da baixa lisboeta os manifestantes vão convergir para o Rossio, onde o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos fará uma intervenção político-sindical.

Lusa, em Expresso

Nota Página Global
Provavelmente a concentração anunciada no cartaz da CGTP referente ao Marquês de Pombal foi alterada devido a um Mega Picnique que acontece este fim-de-semana na Av. da Liberdade e que anuncia o encerramento ao trânsito daquela artéria lisboeta até domingo à noite. Por consequência as concentrações devem realizar-se no Campo das Cebolas e no Cais Sodré, conforme consta na notícia. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana