sábado, 5 de julho de 2014

CHINA, UM PAÍS COM MUITA GENTE E POUCOS NOMES




Pequim, 04 jul (lusa) - Um em cada cinco chineses chama-se Wang, Li, Zhang, Liu ou Chen, segundo a lista dos apelidos mais comuns da China compilada pelo Gabinete Nacional de Estatísticas do país e divulgada hoje na imprensa oficial.

No conjunto, aqueles nomes identificam 303,81 milhões de chineses, correspondendo a 22,5% da população do país, o mais populoso do planeta, com cerca de 1.350 milhões de habitantes.

Chineses com o apelido Wang, o mais comum, são 94,68 milhões - mais do que toda a população da Alemanha, o maior país da União Europeia.

Com o apelido Li há 92,76 milhões e os Zhang rondam os 85 milhões. Liu e Chen são 68,82 e 56,73 milhões respetivamente,

Na China, o apelido, herdado apenas do pai, é sempre o primeiro nome, numa ordem que traduz a supremacia do coletivo (a família) sobre o individuo. (O atual presidente, Xi Jinping, por exemplo, é filho do general Xi Zhongxun).

Yang, Huang, Zhao, Zhou e Wu figuram também entre os apelidos mais populares, seguidos de Xu, Sun, Ma, Hu, Zhu, Guo, He, Luo, Gao e Lin.

No conjunto, aqueles vinte apelidos identificam 44,6% da população da China.

A composição do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês (PCC), a cúpula do poder, é, sob este aspeto, representativa: entre os seus sete elementos, há dois Zhang, um Li, um Liu e um Wang.

Segundo noticiou hoje o jornal China Daily, a China foi o primeiro país do mundo a usar apelidos para identificar a sua população, há mais de três mil anos.

Durante a última dinastia imperial, que governou até 1911, foram recenseados 504 apelidos, mas "o número hoje é muito maior" devido sobretudo às 55 minorias étnicas do país, indica o jornal.

As minorias étnicas chinesas, algumas das quais com mais de dez milhões de pessoas, como é o caso dos zhuang e dos manchu, representam 92% da população da Republica Popular da China.

AC // JMR - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana