quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Autoridades portuguesas recomendam população a não viajar para países com ébola




As autoridades portuguesas recomendam aos cidadãos portugueses que evitem viajar para os países afetados pelo Ébola, a menos que o façam por "absoluta necessidade", segundo numa nota publicada hoje na página da Direção Geral da Saúde (DGS).

A DGS sublinha que a situação na Costa Ocidental de África "impõe ações de prevenção e controlo" tanto na fonte (epicentro da epidemia), como nas medidas que visam impedir a exportação de casos de doença para outros países.

Segundo a nota, é necessário distinguir entre o problema que surgiu inicialmente na Guiné-Conacri e que se propagou aos países africanos vizinhos (Serra Leoa e Libéria), devido à quase inexistência de fronteiras, e a eventual importação de casos em Estados de outros Continentes.

"Na Guiné-Conacri, Serra Leoa e Libéria a propagação da epidemia de Ébola deve-se, sobretudo, ao facto de serem países contíguos, com delimitação porosa de fronteiras, isto é, permeáveis e como tal atravessadas por populações rurais, onde os respetivos sistemas de saúde são muito frágeis e as condições socioeconómicas são, igualmente, débeis", explica a DGS.

Já na Nigéria, a atividade epidémica é explicada a partir da importação de um caso, que viajou de avião, "dando origem a cadeias de transmissão, que tudo indica estarão controladas até ao momento".

Por isso, as autoridades portuguesas, incluindo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, aconselham "os cidadãos a viajar para aqueles três países apenas em caso de absoluta necessidade", como princípio de precaução, sublinhando contudo que os recursos existentes em Portugal "permitem evitar ou reduzir o risco de transmissão de casos de infeção".

A DGS sublinha que tanto na sua página (www.dgs.pt) como na da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (www.secomunidades.pt) estão disponíveis informações permanentemente atualizadas, incluindo conselhos a viajantes.

Também a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) presta esclarecimentos complementares, bem como a linha telefónica do Gabinete de Emergência Consular (961706472 ou 217929714), que funciona em permanência para situações de urgência ocorridas no estrangeiro.

Lusa, em Porto Canal

Leia mais em Porto Canal

Sem comentários:

Mais lidas da semana