sábado, 2 de agosto de 2014

Transição da liderança em Timor-Leste tem de ser pacífica e contribuir para desenvolvimento




Díli, 02 ago (Lusa) - O secretário-geral da Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT, no poder), Dionísio Babo, afirmou hoje que é preciso uma transição pacífica da liderança que contribua mais para o desenvolvimento do país.

"A transição da liderança nunca pode ser feita através de um abandono imediato do governo, é preciso procurar meios e cenários, remodelar o governo se for preciso, para que a transição seja pacífica e ajude Timor-Leste a desenvolver-se mais", afirmou Dionísio Babo, após a abertura da conferência extraordinária do partido, presidido por Xanana Gusmão.

O CNRT iniciou hoje uma conferência extraordinária para debater e decidir sobre a possível resignação de Xanana Gusmão, que só vai falar domingo, quando termina o encontro.

Desde final de 2012, que Xanana Gusmão tem reafirmado a sua intenção de abandonar o cargo de primeiro-ministro.

Em julho, em entrevista à agência Lusa, o primeiro-ministro de Timor-Leste disse que vai sair do Governo para contribuir melhor para a construção do Estado, mas evitou avançar uma data precisa para a sua demissão.

"Estamos numa encruzilhada e devemos continuar com muita cautela principalmente na questão do presidente do partido que pretende demitir-se do governo nesta fase", afirmou Dionísio Babo, defendendo uma reestruturação profunda que acomode as necessidades do povo.

Xanana Gusmão, de 68 anos, foi um dos líderes da luta contra a ocupação indonésia de Timor-Leste, entre 1975 e 1999, que culminou com a realização de um referendo a 30 de agosto de 1999, que determinou a independência do território.

A 20 de maio de 2002, dia da restauração da independência do país, tomou posse como Presidente do país. Em 2007, tomou posse como primeiro-ministro e em 2012 foi reconduzido no cargo.

Em 2012, Xanana Gusmão formou um governo de coligação com o Partido Democrático, liderado por Fernando La Sama de Araújo, atual vice-primeiro-ministro, e a Frente Mudança, chefiado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres.

O atual Governo timorense é composto mais de 50 elementos.

Hoje, no Centro de Convenções de Díli, Xanana Gusmão recebeu o apoio de um grupo de jovens que gritaram para o primeiro-ministro não se demitir do cargo.

Os jovens empunhavam cartazes onde se podia ler: "Xanana Gusmão é vítima dos oportunistas políticos" e "Apoio total a Xanana Gusmão".

Já o CNRT espalhou cartazes onde se podia ler "Resignação não, remodelação do governo, sim".

MSE // JCS - Lusa - Dionísio Babo na foto, em CJITL

Sem comentários:

Mais lidas da semana