Afropress,
com informações do Instituto Patrícia Galvão
S.
Paulo – Embora estejam ausentes dos debates e da propaganda eleitoral dos
presidenciáveis, os negros brasileiros são a maioria do eleitorado nas eleições
de 05 de outubro, segundo análise da socióloga e especialista em pesquisa de
opinião Fátima Pacheco Jordão, a partir de dados dos institutos Ibope e
Datafolha.
Os
dados estão nas análises "Gênero e Raça nas Eleições Presidenciais 2014: A
força do voto de mulheres e negros”, realizado pelo Instituto Patrícia Galvão
em parceria com o Instituto Data Popular, Ibope e Data Folha.
No
caso das mulheres elas superam em 6 milhões o número de eleitores homens
(74.459.424 mulheres para 68.247.598 homens) – o equivalente a 52% do
eleitorado. Em relação aos negros, eles representam 55% do eleitorado (47%
pardos e 8% de pretos). Os brancos representam 44% do eleitorado e os amarelos
1%.
Os
eleitores que se autodeclaram negros passam de 78 milhões (78,5 milhões),
contra 62,8 milhões de brancos – 15,7 milhões a mais.
Quanto
ao desempenho dos principais candidatos, a presidente Dilma Rousseff (PT)
mantém-se em situação de empate técnico com a presidenciável Marina Silva no
eleitorado feminino (24% a 21% no voto espontâneo. No voto estimulado Marina
(PSB) tem 35% contra 33% de Dilma. Aécio (PSDB) tem 7% no voto espontâneo e 14%
no voto estimulado.
Entre
os negros, porém, Dilma lidera: 29% contra 23% de Marina no voto espontâneo e
40% a 32% no voto estimulado. Aécio tem 8% no voto espontâneo e 12% no voto
estimulado.
Maiorias
Segundo
a socióloga “há importantes novidades nesta eleição, que são as 6 milhões de
mulheres a mais que homens e a maioria de eleitores autodeclarados
negros". Ela acrescenta que o outro destaque é o crescimento da intenção
de voto em candidatas mulheres: “Saltou de 60% para 69% essa manifestação de
voto, quem em números absolutos dá algo próximo a 13 milhões a mais de pessoas
que passaram a declaração intenção de votar numa mulher. É um crescimento
considerável para nossa sociedade”, afirma.
A
especialista também lembra que 37% do eleitorado feminino ainda não definiu se
vai votar em alguém e, em caso positivo, em qual candidata ou candidato. “Os
dados mostram como o eleitorado ainda está avaliando e, nesse quadro, as
mulheres continuam levando mais tempo para definir seu voto. Assim como nas
eleições anteriores, o voto feminino continua sendo um voto mais reflexivo”.
Negros
Com
relação ao eleitorado negro, Fátima Pacheco Jordão, afirma que a população
negra brasileira cada vez mais se reconhece na sua identidade racial. “A
autodeclaração é uma questão de identidade enquanto cidadão e cidadã”.
A
socióloga também destacou a ausência dos temas de interesse da população negra
na campanha: “Chama a atenção o distanciamento dos autodeclarados pretos em
relação ao programa, que pode ser explicado pelo fato de a questão racial não aparecem
com ênfase nas campanhas. A não ser na exibição de alguns e algumas modelos
negros ou negras, a população não se vê representada nos programas”, afirma.
Crédito: Gráficos
do Estudo "Gênero e Raça nas Eeições - Eleição Presidencial 2014: um olhar
sobre a força do voto de mulheres e negros - http://agenciapatriciagalvao.org.br/wp-content/uploads/2014/09/GeneroeRacanasEleicoes05set2014FINAL.pdf
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