Casimiro
José, Sumbe – Jornal de Angola
O
Governo Provincial do Cuanza Sul registou progressos, de Junho a Outubro, nos
programas de investimentos públicos para os sectores social, habitação e
projecto “Água para Todos".
De
acordo com o comunicado de imprensa do Governo Provincial, reunido
segunda-feira na sua terceira sessão ordinária, o plano de cobertura do
programa “Água para todos” abrangeu um universo de 275.594 beneficiários, cerca
de 78 por cento de cobertura a nível da província.
Não obstante os níveis de execução aceitáveis, os membros do governo recomendaram o reforço das acções de fiscalização dos projectos. Os membros do governo constataram que, no âmbito do programa de construção dos 200 fogos habitacionais em cada município, é preciso uma reavaliação das empresas prestadoras de serviços.
Durante a sessão, foi apreciada a proposta do plano provincial de contingência e resposta à sinistralidade rodoviária para o período 2015/2019, tendo sido recomendado o aprimoramento das acções operacionais, visando alcançar resultados satisfatórios.
O programa das comemorações do 40º aniversário da Independência Nacional, do memorando sobre a prevenção e contingência do vírus do ébola e o programa de massificação do registo civil foram também apreciados. Em relação à massificação do registo, os membros do governo recomendaram mais interligação entre as maternidades e as unidades de saúde para permitir o registo facilitado logo após o nascimento.
Proposta do OGE
O encontro analisou a proposta do Orçamento Geral do Estado para a província referente ao ano de 2015, que comporta despesas na ordem de 57.352.875.703.00, dos quais 59 por cento se destinam ao sector social, como saúde, educação, construção de infra-estruturas, aquisição de equipamentos, manutenção e outros. A proposta do OGE para a província para 2015 atribui 13.1 mil milhões de kwanzas para o Programa de Investimentos Públicos (PIP). A sessão foi antecedida pela apresentação do delegado provincial do Cuanza Sul da Caixa Social das FAA, o coronel Augusto António Trocado.
Na sessão de abertura da sessão ordinária, o governador provincial, Eusébio de Brito Teixeira, considerou que o combate à pobreza está entre as prioridades para responder às necessidades das populações. Para o êxito desta acção, apelou a melhor racionalizar os recursos financeiros, para atingir os resultados esperados.
No encontro participaram os vice-governadores para os sectores político e social, Maria de Lourdes Veiga, e para os serviços técnicos e infra-estruturas, António Gama Teixeira, delegados e directores provinciais, bem como administradores municipais e convidados.
Sem comentários:
Enviar um comentário