sexta-feira, 20 de março de 2015

Antiga combatente da SWAPO enaltece papel de Angola na luta pela independência da Namíbia




Windhoek (Dos Enviados Especiais) - A antiga combatente da SWAPO, Kaiya Tresia Shimbuli, destacou, hoje, quinta-feira, em Windhoek, Namíbia, o importante papel e o empenho de Angola, na contribuição pela conquista da independência deste país da África Austral.

Kaiya Shimbuli fez este pronunciamento à Angop, na capital namibiana quando abordada sobre o papel das autoridades angolanas neste processo, por ocasião da celebração dos 25 anos de independência da Namíbia que se celebra a 21 de Março.

Actualmente oficial dos serviços penitenciários Kaiya Shimbuli afirmou que Angola "contribuiu muito na luta pela libertação da Namíbia", e por este facto agradeceu o gesto do governo angolano, salientando que a ajuda prestada a nação namibiana é tão grande que não tem preço.

Disse que na altura da luta de libertação do seu país era combatente e estava em território angolano, Cuanza Sul e Huila, pois segundo afirmou nestas regiões existiam muitas bases da SWAPO.

"Foi graças a este apoio que hoje estamos livres e independentes", frisou a antiga combatente ressaltando que "o povo namibiano estará sempre em dívida com o governo angolano pelo apoio prestado na altura da luta de libertação".

A República da Namíbia celebra sábado, dia 21 de Março, 25 anos de independência, e, simultaneamente, terá lugar a investidura do novo presidente Hage Geingob, fruto das eleições realizadas pela quinta vez na história deste país da África Austral.

O país tornou-se independente da África do Sul em 21 de Março de 1990. No dia 22 de Novembro de 1988 a África do Sul assinava acordo nas Nações Unidas, concedendo a independência à última colónia em África, a qual era conhecida na época como África do Sudoeste.

A Namíbia é um país membro da Organização das Nações Unidas (ONU), da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), da União Africana (UA) e da Commonwealth.

Foto: Kaiya Tresia Shimbuli, oficial dos serviços prisionais da Namíbia / Pedro Parente

Angop

Sem comentários:

Mais lidas da semana