segunda-feira, 13 de abril de 2015

Presidente da Guiné Equatorial dissolve governo e prepara remodelação




O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, dissolveu o governo nomeado após as eleições legislativas de maio de 2013, informou hoje o gabinete de informação do país na sua página na Internet.

“O Conselho de Ministros extraordinário de 10 de abril de 2015, presidido por (Teodoro) Obiang Nguema Mbasogo, aprovou a dissolução do governo, que fica em funções aguardando a remodelação a ocorrer nos próximos dias”, adianta a mesma fonte.

O governo de 62 pessoas, constituído após as eleições legislativas, para o senado e municipais, integra seis ministros de Estado, 18 ministros, 19 ministros delegados e 19 vice-ministros.

Obiang, no poder desde agosto de 1979, permitiu a entrada nesse governo de formações da oposição, como o Partido Socialista da Guiné Equatorial, Convenção Liberal Democrática, União Popular e Aliança Democrática Progressista.

O governamental Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), fundado por Obiang em 1986, apresentou-se às eleições numa coligação com 10 dos 12 partidos da oposição, conseguindo 99 dos 100 deputados da Câmara dos Representantes do Povo. Conseguiu ainda 74 dos 75 senadores e 299 dos 334 membros dos conselhos municipais.

O movimento Convergência para a Democracia Social foi o único partido da oposição que conseguiu um deputado, um senador e cinco vereadores.

O gabinete de informação da Guiné Equatorial divulgou igualmente que o PDGE anunciou hoje a realização de um congresso extraordinário para preparar o programa com que concorrerá às próximas eleições presidenciais de 2016, nas quais apresentará novamente Teodoro Obiang como candidato.

Nas presidenciais de 2009, Obiang foi eleito para um terceiro mandato consecutivo com 96,7% dos votos.

Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana