terça-feira, 25 de agosto de 2015

China espalha maré vermelha nos mercados. Portugal incluído




Dificuldades no maior mercado asiático estão a provocar um colapso financeiro à escala mundial. Esforços de Pequim estão a revelar-se insuficientes para limitar as perdas.

A 'segunda-feira negra' de Xangai está a espalhar-se por todo o mundo. Ásia, Europa e Oceânia estão a viver o pior dia do ano, com quedas em todos os principais índices de cada continente provocadas pelo impacto negativo da China.

Na última sexta-feira, os dados oficiais do governo chinês confirmaram a mais fraca produção industrial dos últimos seis anos, lançando dúvidas nos investidores de todo o mundo. A possibilidade de um abrandamento repentino da maior economia emergente do mundo parece ser real, afetando as decisões de compra e venda de ações, títulos de dívida e matérias-primas.

Em Xangai e Tóquio, a queda foi a pior de 2015 e levou os principais índices a valores que já não se viam desde o ano passado. Hong Kong caiu para mínimos de dois anos e meio e nem a Europa ficou imune. Londres já perdeu mais de 70 mil milhões de euros durante o dia de hoje, uma situação semelhante à verificada em Espanha, Alemanha, França, Atenas e até Portugal.

Ouro, prata e restantes metais preciosos perdem valor e o petróleo cai neste momento para o preço mais baixo dos últimos seis anos e meio. Com as bolsas dos Estados Unidos prestes a abrir portas, o colapso financeiro mundial promete agravar-se durante a tarde e noite, podendo confirmar-se o pior dia do ano para os mercados financeiros. 

Lusa, em Notícias ao Minuto



China quase repete dia 'negro' de ontem

A bolsa de Xangai encerrou a sessão de hoje a perder 7,63%, um dia depois de ter "afundado" 8,49%, naquela que foi a maior queda em oito anos registada no volátil mercado de capitais da China.

O Índice Composite de Xangai fechou a recuar 244,94 unidades (7,63%), cotando-se nos 2.964,97 pontos, ficando pela primeira vez desde dezembro de 2014 abaixo da marca dos 3.000 pontos.

A praça financeira de Xangai arrancou hoje em baixa de 6,41%, mas chegou a moderar ligeiramente as perdas que, a meio da sessão, tinham recuado para 4,32%. Contudo, a quebra voltaria a acentuar-se no encerramento.

A bolsa de Shenzhen, a segunda da China, também fechou no "vermelho", sofrendo um "tombo" de 7,09%, até aos 1.749,07 pontos.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana