segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PORTUGAL VALIDA AUSTERIDADE - diz a imprensa internacional



A imprensa internacional destaca a vitória da "coligação de direita" nas eleições legislativas deste domingo em Portugal, sublinhando os jornais espanhóis que Portugal "dá aval" à austeridade e a imprensa económica que já não há maioria absoluta no parlamento.

Tanto o "El País" como o "El Mundo", ambos jornais espanhóis, destacam que estes resultados indicam que Portugal vai às urnas e concorda com a austeridade imposta ao longo do programa de resgate.

O "El País" escreve que "Portugal dá aval nas urnas às políticas de austeridade" e o "El Mundo" escreve que "Portugal dá aval à austeridade de Passos Coelho e valida o triunfo da coligação conservadora".

Os dois jornais económicos de referência, o "Wall Street Journal" (WSJ) e o "Finantial Times" (FT), por seu lado, destacam que a coligação Portugal à Frente, do PSD e do CDS-PP, perdeu a maioria parlamentar.

O WSJ optou por sublinhar que "a coligação portuguesa perdeu a maioria parlamentar" e que o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, "que supervisionou anos de medidas de austeridade impopulares que evitaram a bancarrota de Portugal, ficou "muito à frente do seu rival socialista" nas eleições de euros.

Estes resultados "inesperadamente fortes" melhoram as possibilidades, "mas não garantem" a reeleição de Passos Coelho para um segundo mandato, escreve ainda o WSJ.

Também o FT escreve que "Passos Coelho ganhou em Portugal", tornando-se "o primeiro primeiro-ministro da zona euro a ser reeleito depois de dirigir o país durante um resgate muito castigador".

O FT destaca igualmente que, apesar da vitória, a coligação Passos/Portas "perdeu a sua maioria absoluta no parlamento", com os partidos do centro e da esquerda "a ganhar mais de metade dos assentos parlamentares".

Na imprensa francesa, a expressão "coligação de direita" está presente nos títulos dos principais jornais, com o "Le Monde" a escrever em título que "a coligação de direita se mantém no poder", o "Le Figaro" a destacar que, em Portugal, a direita "ganhou largamente" as eleições legislativas e o "Le Point" a escrever, ainda antes de serem conhecidos os resultados finais, que "a direita está à frente".

O jornal alemão "Suddeutsche Zeitung" destaca que "o primeiro-ministro Coelho celebra a reeleição" e o britânico "The Guardian" nota também que "a coligação de centro direita no poder caminha para a vitória".

Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana