domingo, 27 de dezembro de 2015

Lider trabalhista Jeremy Corbyn vem a Portugal apoiar programa anti-austeridade do novo governo



O líder dos trabalhistas britânicos aceitou o convite do primeiro-ministro António Costa para participar numa “tournée de conferências” que terão lugar no início do ano e que contarão também com a participação do ministro das Finanças sombra de Corbyn, John McDonnell.

egundo revela o Morning Star, Jeremy Corbyn e António Costa aproximaram-se numa reunião dos líderes socialistas europeus em Bruxelas na passada semana, tendo agora o líder trabalhista aceite vir a Portugal participar numa série de conferências em apoio ao programa anti-austeridade do novo governo português.

“Vamos fazê-lo como apoio ao seu programa anti-austeridade. Estamos a construir uma coligação anti-austeridade por toda a Europa”, afirmou Jeremy Corbyn em declarações ao Morning Star.

“O Governo grego passou por um período terrível e o Banco Central Europeu tratou-o de forma vergonhosa. O caso mais interessante na Europa é agora o do Governo português e o seu programa anti-austeridade”, acrescentou o líder trabalhista.

Jeremy Corbyn lembrou que votou contra o Tratado de Maastricht “porque este criava uma Europa baseada na economia do mercado livre e não uma Europa baseada na segurança social e nos direitos dos trabalhadores”.

O novo líder do Partido Trabalhista é uma das vozes antiausteridade na política britânica e esteve em Portugal na manifestação contra a NATO e numa conferência organizada pelo Bloco sobre o euro e a crise das dívidas. 

Esquerda.net

Leia mais em Esquerda.net

Sem comentários:

Mais lidas da semana