quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

TIMOR-LESTE CONTA COM PETROLEIRO PARA ABASTECER ZONAS MAIS ISOLADAS



As zonas mais isoladas de Timor-Leste vão passar a ser abastecidas de combustíveis através do primeiro petroleiro do país, um projeto do empresário Abílio Araújo, cuja empresa é uma das fornecedoras do Estado timorense.

O navio, apresentado na quarta-feira, foi batizado com o nome Dato Siri Loe, um dos chefes tradicionais timorenses que resistiu ao poder colonial português.

"O nosso país passa a dispor de um navio que, além do serviço de transporte de combustíveis para as diversas regiões, funcionará também como depósito flutuante para assegurar o abastecimento permanente de combustíveis", explicou Abílio Araújo.

Construído entre 2012 e 2013 e em serviço desde 2014, o navio foi comprado à empresa indonésia PT Lima Srikandi Jaya, subsidiária do Harita Mineral Group, principal produtor de níquel da Indonésia.

Com uma tripulação de 16 homens, 88 metros de comprimento e um porte de 3.200 toneladas, o navio, propriedade da Sacom Energia, tem capacidade para transportar 4.210 metros cúbicos de combustíveis (ou cerca de 4,2 milhões de litros).

Segundo o empresário, esta opção permite que o país deixe de estar "dependente de operadores estrangeiros" na distribuição dos combustíveis.

ASP // MP/PJA – Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana