sábado, 26 de março de 2016

O PROBLEMA SISTÉMICO DO CAPITALISMO, DO CAIXÃO Á COVA



BCE REFORÇA AS DOSES DE HEROÍNA E COCAÍNA 

A impotência dos bancos centrais confirmou-se dia 10 de Março com o anúncio do BCE de ainda mais facilidades quantitativas (QE) e novas reduções da taxa de juro. A partir de agora o BCE injectará 80 mil milhões de euros por mês (criados ex nihilo) em bancos europeus e entra no perigoso território das taxas de juro zero ou negativas. 

Trata-se de medidas de desespero que não resolverão o problema sistémico do capitalismo actual:   a gigantesca acumulação de capital fictício. As injecções de QE são como as de heroína e cocaína, como declarou um ex-presidente do Fed dos EUA. Podem dar ao paciente algum alívio momentâneo, mas viciam e não curam a doença. 

Na verdade, a economia real pouco ou nada será beneficiada com a nova QE do sr. Mario Draghi. E, significativamente, o preço do ouro começou a subir imediatamente após o anúncio destas medidas.

COCAINA, HEROINA & RITALIN 

"Nós injectámos cocaína e heroína no sistema" para criar um efeito riqueza e "agora estamos a mantê-lo com Ritalin" (droga para tratar problemas de défice de atenção).

Quem diz isso é o antigo presidente do Federal Reserve dos EUA, sr. Dick Fischer.   O sr. Fisher, no 7º aniversário da crise, reconhece que o tratamento com cocaína e heroína não funcionou "apesar do seu êxito em elevar preços de activos".   O ex-presidente do banco central dos Estados Unidos confirmou agora sua advertência anterior:   "O Fed é uma arma gigante à qual já não restam munições".   A notícia está aqui .

Notáveis confissões.

Resistir.info

Sem comentários:

Mais lidas da semana