terça-feira, 12 de abril de 2016

ANGOLA E MOÇAMBIQUE COM CRESCIMENTO MAIS BAIXO DESTE SÉCULO



Os lusófonos Angola e Moçambique vão registar este ano o crescimento mais baixo deste século, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Fundo Monetário Internacional, no seu relatório sobre as Perspetivas da Economia Mundial.

O relatório, divulgado hoje em Washington, prevê que Angola cresça apenas 2,5%, acelerando ligeiramente para 2,7% no ano seguinte, o que compara com uma média de 10,3% entre 1998 e 2007 e um crescimento desde então sempre acima dos 5%, descontando os três anos de abrandamento resultantes da crise financeira mundial, entre 2009 e 2011.

Moçambique, por seu lado, deverá registar um crescimento do PIB na ordem dos 6%, o valor mais baixo dos últimos 20 anos, afetada pela descida dos preços das matérias-primas e pelos adiamentos na exploração dos vastos recursos naturais, principalmente no gás natural.

Moçambique consegue, ainda assim, crescer o dobro da média dos países da África subsaariana (3% este ano), uma região onde o impacto da descida das matérias-primas, nomeadamente do petróleo, se fez sentir de forma muito significativa.

A expansão da economia angolana este ano fica apenas uma décima acima do valor mais baixo dos últimos vinte anos, e é explicada essencialmente pela descida dos preços internacionais do petróleo, que acarretou um brusco abrandamento económico e uma crise financeira.

"Os países exportadores de petróleo da África subsaariana devem agora crescer 2% em 2016, o que representa uma revisão em baixa de 2,1 pontos percentuais face à nossa previsão de outubro", escrevem os peritos do FMI, no relatório divulgado hoje em Washington.

Crescimento do PIB.....2016.....2017

Angola..................2,5.....2,7
Brasil.................-3,8.....0,0
Cabo Verde..............2.9.....3,5
Guiné-Bissau............4,8.....5,0
Guiné Equatorial.......-7,4....-1,9
Moçambique..............6,0.....6,8
São Tomé e Príncipe.....5,0.....5,5
Timor-Leste    ............5,0.....5,5

FONTE: World Economic Outlook

MBA // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana