domingo, 23 de julho de 2017

ELEIÇÕES EM TIMOR-LESTE | Confirmado | Fretilin vence por margem mínima de mil votos



24 de Julho de 2017, 03:49

Díli, 23 jul (Lusa) - A Fretilin venceu as legislativas timorenses de sábado com uma vantagem de cerca de mil votos em relação ao CNRT, segundo a contagem final dos boletins divulgada pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE).

Segundo os dados do STAE, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), de Mari Alkatiri, obteve 168.422 votos e o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), de Xanana Gusmão, conseguiu 167.330. Aplicando o método de Hondt, a Fretilin terá 23 deputados e o CNRT terá 22 no Parlamento Nacional, onde há um total de 65 lugares.

A terceira força mais votada foi o Partido Libertação Popular (PLP), do ex-Presidente Taur Matan Ruak, que conseguiu 60.092 votos (oito deputados), seguindo-se o Partido Democrático (PD), com 55.595 votos (sete deputados) e o Khunto, com 36.546 votos e cinco deputados.

A Fretilin liderou a contagem desde o arranque mas, durante o dia de hoje, responsáveis do CNRT chegaram a reivindicar vitória, com base nos números da sua própria contagem.

Ainda assim, enquanto a Fretilin esteve durante toda a noite em celebração na sua sede - o secretário-geral do partido, Mari Alkatiri, fez mesmo uma reivindicação de vitória horas antes do fecho da contagem -, na sede do CNRT o ambiente era mais sombrio.

A contagem de votos terminou quase 35 horas depois do fecho das urnas, quando funcionários eleitorais digitaram a última ata corresponde ao último centro de votação do município de Díli.

ASP // MP


ELEIÇÕES EM TIMOR-LESTE | AFINAL HAVIA OUTRO... XANANA PRIMEIRO-MINISTRO?



Xanana Gusmão, à espera que saiam... os resultados
Dois despachos da Lusa vindos de Timor-Leste dão conta da possibilidade de a contagem dos votos em Díli ser favorável ao partido de Xanana Gusmão, CNRT, o que apearia Mari Alkatiri, da FRETILIN, da consistente possibilidade de ser eleito primeiro-ministro. Consistente possibilidade mantida até agora pela votação do resto do país.

As últimas notícias são de que em Díli a vitória de Xanana Gusmão (CNRT) é certa e que recuperará o que perdeu para Alkatiri (FRETILIN), o único senão é a abstenção em Díli que pode chegar aos 50% segundo alguns observadores.

Considerando os últimos dados chegados de Timor-Leste importa tomar em consideração o que nos transmitem, no entanto nada garante que a eventual fuga de votos do CNRT para a FRETILIN e para o PLP, em Díli, como aconteceu no resto do país, venha a compensar a prevista superioridade eleitoral que é atribuída a Xanana Gusmão na capital.

Estamos em acreditar que a FRETILIN irá manter a dianteira por uma escassa margem. Assim, dizemos bem quando anunciamos Alkatiri como o novo primeiro-ministro de Timor-Leste. Estão reunidas todas as condições para que isso aconteça, nem que seja somente por um voto mais que Xanana Gusmão… Poder-se-à dizer então, com toda a propriedade, que afinal não haverá outro primeiro-ministro, saído deste ato eleitoral, a não Mari Alkatiri.

Dentro de poucas horas, na manhã de Díli, saberemos qual o ditame da contagem provisória de votos nestas eleições que sem dúvida foram exemplares e absolutamente renhidas até ao último minuto. Que a contagem aconteça com a maior transparência, para que não restem dúvidas, nem os rumores que já se perfilam num e noutro lado.

A seguir, se continuar a ler, duas peças relacionadas com a abordagem que acaba de ler.

MM | PG 

Mari Alkatiri primeiro-ministro | TIMORENSES ELEGEM FRETILIN COM MAIORIA SIMPLES




1º FRETILIN | 2º CNRT | 3º PLP | 4º PD | 5º KUNTO – elegem deputados

Está em fase provisória o apuramento de resultados eleitorais em Timor-Leste que ontem se realizou, no entanto já é certo que a FRETILIN venceu as eleições legislativas ou parlamentares - como é mais corrente enunciarem em Timor-Leste. Os resultados provisórios, superiores a 90% do apuramento, dão a vitória por mais de 30% à FRETILIN e menos quase 3 pontos percentuais ao CNRT de Xanana Gusmão. A situação inverteu-se relativamente às eleições anteriores (2012). É expectável que a aliança tácita entre aqueles dois principais partidos continue e assim formem governo com elementos dos seus partidos políticos.

Em terceiro mais votado está o partido do ex-presidente da República, Taur Matan Ruak, PLP, recém-formado com o propósito de derrubar a homogenia em curso da FRETILIN e do CNRT. Podemos dizer que a Taur muito pouco faltou para ter saído o grande derrotado. De qualquer modo é notória a pobreza do resultado obtido (10%).

Mas o grande derrotado foi o PD, que foi quase sempre governo em aliança com o CNRT. O PD nem chegará aos 10% segundo as previsões baseadas no fraco resultado obtido. Para isso cremos que contribuiu significativamente o eleitorado que lhe fugiu para o PLP de Taur e para o CNRT de Xanana, para além de franjas de eleitores para os pequenos partidos. Talvez também o KUNTO tenha beneficiado das perdas do PD, assim como beneficiou da derrota da Frente Mudança. Essas são contas de outro rosário que futuramente poderemos analisar com maior exatidão.

A confirmarem-se os números provisórios, nesta eleições aconteceram duas surpresas. O partido KUNTO, até agora sempre fora de eleger deputados, consegue obter a 5ª posição mais votada, com cerca de 6%. Isso em detrimento do partido (Frente-Mudança) de José Luís Guterres - um dissidente da FRETILIN - que ocupava sempre um lugar no parlamento em aliança estratégica que fizera com Xanana Gusmão nos tempos em que era objetivo de Xanana enfraquecer a FRETILIN, o que foi conseguindo por via do golpe de estado em 2005/2006. Quanto ao Frente Mudança, de Guterres, não acontecerá legibilidade por ser necessário atingir pelo menos 4% dos votos - antes eram só necessários 3% - e os resultados conseguidos por aquele partido estão longe disso.

Seguidamente, numa prosa elaborada pelo jornalista-residente da Lusa, António Sampaio, apresentamos o que até hoje foi apurado dos resultados eleitorais até à última divulgação (Timor-Leste dista mais 8 horas no fuso horário). Isso e mais algumas considerações úteis ao conhecimento proporcionado pelo referido jornalista - que até sabe tétum na ponta da língua, da caneta e do teclado. Efeitos da água de côco que tem bebido - alegação a propósito de quem por lá começa a ficar também timorense para além da sua nacionalidade de origem. Salvé!

MM | PG

Mais lidas da semana