sexta-feira, 9 de março de 2018

D&K… MAS O QUE É QUE É ISSO?


O Expresso Curto de hoje está quase sem os preâmbulos, considerações e opiniões do PG. Vai ser assim, e pronto. O maioral dos EUA vai encontrar-se com o seu homólogo norte-coreano. Porreiro, pá. Esta é a abertura  e refere D&K. Mas o que é que é isso? Ficaremos a saber? Talvez... Achamos que deve ler – se não o leu no original. Até amanhã, noutro Curto, provavelmente. (PG)

Bom dia este é o seu Expresso Curto

Ricardo Marques | Expresso

D&K não é uma marca

Vês, humanidade? Não há nada que uns Jogos Olímpicos não curem. Duas semanas aos saltos e a deslizar na neve e no gelo, com coreografias impecáveis e mais uns caixotes de medalhas, e estamos à beira da paz nuclear. É isto, não é?

A notícia D&K é fresca e, um pouco por todo o lado, ainda está a ser digerida. Será um sinal? Vamos a ela

Versão primeira:

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA) e o 'presidente' da República Popular Democrática da Coreia(RPDC) vão encontrar-se em maio, em local ainda não revelado, após meses de tensão entre os dois países, com ameaças de ataques nucleares de parte a parte e acusações e insultos. O anúncio foi feito esta madrugada por um responsável sul-coreano, que entregou ao presidente dos EUA uma carta do líder da Coreia do Norte a convidá-lo para a cimeira.

Em declarações aos jornalistas, Chung Eui-yong, o conselheiro sul-coreano, afirmou que o presidente da RPDC ter-se-á comprometido a não realizar mais testes nucleares ou de misseis, uma decisão que, explicou, prova o seu empenho na desnuclearização da península coreana.

Como lembra o The New York Times nunca houve qualquer encontro entre líderes em funções dos dois países e, até há pouco tempo, nada faria prever que essa situação mudasse. O presidente norte-americano garantira que não haveria qualquer diálogo até existirem sinais efetivos de que a Coreia do Norte estava empenhada em abandonar o seu projeto nuclear.

O Guardian alerta para os "riscos épicos" de um encontro histórico em que os dois homens acham que são vencedores.

O que nos leva à segunda versão da mesma notícia, no dia em que arrancam os Jogos Paraolímpicos na Coreia do Sul: O Donald e o Kim juntos na mesma sala? D&K? A sério?

OUTRAS NOTÍCIAS

Marcelo Rebelo de Sousa assinala dois anos na Presidência da República e, hoje e apenas hoje, é provável que esteja em todas as televisões e rádios a todas as horas e minutos, sendo assim um dos personagens da chamada jornada informativa. Da qual fazem parte outros assuntos.

Com o temporal que aí vem - e com tantos avisos para quem anda na rua sujeito a levar com um sino de doze toneladas ou a ser levado por uma onda ou por uma rajada de vento - há que prestar homenagem a três ministros que não ficam no gabinete e andam por esse Portugal fora nesta sexta-feira de intempérie: Adalberto Campos Fernandes, João Pedro Matos Fernandes e Tiago Brandão Rodrigues. Andam aí.

A jornada mais dura é, claramente, a do ministro da Saúde. Campos Fernandes - que a Ordem dos Médicos diz estar refém das Finanças - começa o dia às dez da manhã, em Castelo Branco, com uma visita ao serviço de gastroenterologia do Hospital Amaro Lusitano, com um salto à Urgência para ver as obras. Às 11h30 já está na Covilhã e, segundo o programa, vai dar uma volta completa ao Hospital Pero da Covilhã. Antes de partir ainda faz uma intervenção no auditório.

Pelas três da tarde, em Seia, o ministro assiste à apresentação do projeto de requalificação do centro de saúde - coisa rápida porque, às 15h45, é esperado no Hospital Nossa Senhora da Assunção para assistir a assinatura de um protocolo. Às cinco, em Oliveira do Hospital, descerra uma placa e faz um discurso – que não se sabe se será improvisado ou lido.

Se o ministro da Educação estiver a ler estas linhas é provável que não consiga chegar ao fim. Tiago Brandão Rodrigues é a figura maior do dia de encerramento da semana da leitura e daqui a quinze minutos, pelas nove da manhã, quem o quiser ver ao vivo basta dar um salto a Nelas, ao ELOS, a Festa Literária, cujo tema é "Terra Queimada, Palavra Semeada". A autarquia esclarece que o ministro vai "escrever, numa folha especial com sementes, uma mensagem literária semeando assim um compromisso comunitário de cuidar e tratar das palavras semeadas".

Já dá para ver onde vamos parar... Isso mesmo. O ministro do Ambiente, ministro de todas as coisas semeadas menos aquelas que são do ministro da Agricultura, vai estar presente e discursar na abertura de uma conferência organizada pela Ordem dos Engenheiros. O tema? "2018 – Ano OE e das alterações climáticas".

Nem de propósito. É que também há chuva na Riviera Mayadas praias de areia branca e mar azul. Que o diga Ana Paula Vitorino, a ministra do Mar, que está no México a participarna V Cimeira Mundial do Oceano.

O congresso do CDS está marcado para este fim de semana, em Lamego, a discussão vai ser sobre o rumo que o partido de Assunção Cristas vai seguir. Ontem, Adolfo Mesquita Nunes, vice-presidente do partido, garantiu que esse caminho não passa por entendimentos com o PS . Hoje, no Parlamento, o partido apresenta um projeto de lei que visa 'deserdar' os descendentes condenados por violência doméstica. Uma iniciativa que, por certo, seria um dos destaques no novo canal de televisão que o partido vai ter no Youtube.

Os deputados discutem também alterações aos limites de algumas freguesias. Se mora em Bertiandos ou Santa Comba, no concelho de Ponte Lima, ou ainda em Palmela ou União de Freguesias de Poceirão e Marateca é possível que, ao final do dia, a sua terra seja diferente: territorial ou administrativamente.

No PSD, Rui Rio encontrou-se com os deputados e não é claro se está tudo na mesma ou se está tudo diferente. O Público assegura que a reunião foi "tensa" e com muitas críticas à "estratégia de aproximação" ao PS – e escreve em manchete "Rui Rio quer rever Constituição para mudar Justiça a sério".

Ainda no Parlamento, estará em discussão o estado do Forte de Santo António da Barra, em Cascais. Em dezembro, o Expresso mostrou as condições em que se encontra o monumento.

Um estudante português desapareceu há quatro meses no Báltico, durante a travessia entre Helsínquia e Estocolmo. Sem respostas por parte das autoridades locais, a família decidiu apresentar queixa às Nações Unidas. Uma história que fez a manchete de ontem do Expresso Diário.

Pedro Dias, o homem que matou três pessoas em Aguiar da Beira, ouviu em silêncio e à distância - por videoconferência na cadeia de Monsanto, em Lisboa - a decisão do Tribunal da Guarda: 25 anos de cadeia em cúmulojurídico. O Correio da Manhã puxa o assunto para a manchete: "Pedro Dias livre em 19 anos". Esta tarde, a partir das 14h00, prossegue um outro julgamento em que é arguido. Em Tondela,Pedro Dias responde pelo furto de aves aquáticas de um centro de reprodução.

No Bugio aguarda-se a chegada de um rebocador capaz de puxar para alto mar o cargueiro espanhol que está encalhado há três dias num banco de areia. E, a crer nas notícias desta manhã, a seguir será preciso esperar por um dia de mar mais calmo. A tripulação foi resgatada ontem pela Força Aérea e, em declarações à SIC, a comandante do Betanzos mostrou-se confiante de que será possível seguir viagem em breve. Falta explicar por que razão ia um navio carregado de areia a caminho de Marrocos...

Não faltam locais para contemplar o cargueiro encalhado, e quem passa na Ponte 25 de Abril tem uma perspetiva privilegiada. Claro que, por estes dias, a preocupação é outra. As autoridades garantem que a estrutura é segura, que não há risco e que, por isso, não vale a pena o alarme. O Diário de Notícias garante na primeira página que "Fissuras na Ponte 25 de Abril estão identificadas há oito anos". Ainda assim, quase todos os partidos políticos já anunciaram que vão chamar ao Parlamento os responsáveis com intervenção nesta PP - Polémica da Ponte. As obras, que estavam pedidas e também não estavam, começam para o ano.

Sabe que, num ano, as toupeiras podem ter duas ninhadas? Se é fã destes pequenos animais de pelo escuro, que vivem em complexos túneis e se alimentam de insetos, nada como espreitar a entrada da Encyclopaedia Britannica. Se preferea espécie de fato de treino que se move pelos caminhos subterrâneos do futebol português, e que alegadamente se alimenta de bilhetes para jogos do Benfica, pode ver mais alguns pormenores do caso do momento aqui e aqui. De acordo com o Jornal de Notícias de hoje, estão a ser investigadas mais "duas toupeiras": "PJ suspeita de infiltrados na zona centro".

O Sporting saiu na frente, com uma vitória por 2-0 frente ao Viktoria Plzen. A Liga Europa segue dentro de uma semana, na República Checa.

Duas indicações breves: não falta muito para que seja uma realidade a Ordem dos Assistentes Sociais e em Lisboa estão marcados protestos do Grupo de Lesados Papel Comercial e Lesados Emigrantes do Novo Banco: das 11h00/15h00, em frente à sede do Partido Socialista, no Largo do Rato, e à porta da CMVM, na Rua Laura Alves.

Indiferente a protestos, Donald Trump abriu ontem a guerra do aço e do alumínio, ao confirmar que vai mesmo carregar nos impostos para metais importados – ainda que admita alguns descontos para alguns países. Outros, que aparentemente não vão ter desconto, já estão a preparar uma resposta e a resposta, conjunta, a ser preparada por 11 países e a Comissão Europeia não está contente.

A propósito da visita do príncipe herdeiro da Arábia Saudita ao Reino Unido, vale a pena ler este artigo de análise sobre o que está em jogo na região do Golfo.

Na Colômbia, o candidato das FARC às presidenciais de maio, que surgia nas sondagens com 1% dos votos, saiu da corrida por motivos de saúde. Domingo realizam-se as eleições legislativas.

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi saiu da lista de vencedores do Prémio Elie Wiesel, atribuído pelo Museu do Holocausto dos Estados Unidos da América.

Pais negligentes ou apenas pais pobres? O debate está em curso na Califórnia, por causa desta história.

Se há quem tenha ficado assustado com a possibilidade de lhe cair um sino da cabeça, então é melhor não saber que está a caminho da Terra, sem local certo para 'aterrar', o que resta de uma estação espacial chinesa.

O QUE ANDO A LER

Um artigo e um livro.

Quem gosta tanto de ler obituários como algumas pessoas gostam de toupeiras vai perder-se aqui. Vem com um dia de atraso, mas vale a pena gastar uns minutos valentes do fim de semana a ler no The New York Times a história de 15 mulheres notáveis.

O livro chama-se "Ao Encontro da História - O Culto do Património Cultural" (Trajetos Portugueses) e é uma edição ligada ao Ano Europeu do Património Cultural, que se assinala em 2018. Assina-o Guilherme d' Oliveira Martins, ensaísta e administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian – que é também o coordenador em Portugal da iniciativa europeia. Confesso que me 'atirei' rapidamente às histórias do primeiro capítulo ("A Magia das Viagens") e não consegui parar. Oliveira Martins recorda as viagens que fez ao encontro dessa marca portuguesa, da India à Etiópia. Tenho agora pela frenteo resto da viagem.

Para si, que tem pela frente uma sexta-feira de chuva, temos Expresso Diário à seis da tarde e informação atualizada no sitea qualquer hora. Amanhã há jornal na banca.

Desejo-lhe, como já vem sendo hábito, um bom dia de mau tempo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana