Os professores são um problema
para os governos, para os governantes, para os deputados, até para certos
comentadores e alguns jornalistas. Percebe-se isso quando lhes dão tratos de
polé.
Outros referem a falta de
dinheiro sem abordar porque para bancos, banqueiros, tramóias e corrupções
nunca falta dinheiro. Nem, muito menos, para as mordomias dos deputados, dos
ministros e os das suas ilhargas. As verbas para certos e incertos da governação
nunca faltam. Claro que ainda precisariam de mais mas decerto que nem por isso
governariam melhor, as viaturas em que se deslocam à custa do orçamento, de
todos nós, podiam ser menos de luxo, menos dispendiosas a todos os níveis, mas
isso… Este é só um exemplo. E há tantos que aqui se podiam mencionar…
Pouco importa, para já, se os
governantes e outros realmente eleitos são de esquerda ou de direita porque
como é popularmente dito e já comprovado “bom e mau há em todo o lado”. Nem
aqui agora se aborda a esquerda e a direita. O que podemos é abordar
ligeiramente os partidos políticos que são mais conhecidos em “histórias” de
negociatas, em golpes, em cambalachos, em ilegalidades e/ou imoralidades, em
descaramentos, em desonestidade intelectual, em mentiras quase sistemáticas,
etc. É aí que o PS, o PSD e o CDS são os campeões da “modalidade”. Todos
sabemos isso.
Assim, de memória, dos partidos
com assento na Assembleia da República, só o PCP, o Bloco de Esquerda, Os
Verdes e o Pessoas e Animais não constam da lista negra dos que o povo denomina
“são uns ladrões”. Será por não fazerem parte do bloco mais à direita? Ou será
por nunca terem sido governo e por isso ninguém lhes estender a oportunidade
para serem gastadores compulsivos, corruptos ou aquilo a que popularmente
chamam “ladrões”. Mas depois votam maioritariamente neles. Vá-se lá entender
estas tendências masoquistas.
Dito isto, para referir vertentes
de alguns dinheiros “mal gastos” com que parecem não se preocupar – tanto assim
foi e é que a corrupção continua à solta e o projeto de João Cravinho sobre o
combate a isso foi ignorado – constatamos que há imensos a dizerem que não há
dinheiro para isto e para aquilo, nem para professores, nem para polícias, nem
para os funcionários públicos e judiciários, etc.
Mas há dinheiro, há sempre
dinheiro de todos nós, para “enterrar” nas rendas, nos bancos enquanto os
banqueiros transferem fortunas para offshores, e os grandes empresários na fuga
aos impostos, e outros meliantes cuja pátria é o cifrão apesar de falsamente se
dizerem portugueses. Vimos gestores e dessas ilhargas que ainda não há muitos
anos eram uns sujeitos com boa vida mas sem grandes riquezas a tornarem-se
donos de fortunas, de capitais em offshores, e vimos… até jornalistas e outros
lacaios. Imagine-se a caterva de dinheiro que há, mas não há… E então temos
mais flagrantemente na baila os professores. Ou trabalhadores de outros setores
a quem lhes tem sido retirado direitos e salários.
Roubam-nos há mais de nove anos,
mas não lhes querem pagar o devido. No entanto falam em repor verbas ou
mordomias retiradas aos deputados, por exemplo. E assiste-se a muitas outras
barbaridades que não seriam cometidas se realmente não houvesse dinheiro. Não.
Já percebemos. O que não há é dinheiro para os professores, nem para os que nos
asseguram a proteção, a segurança, a polícia. Nem muitos outros considerados
ralé, nem para os velhos que deram tudo a este país e ainda tiveram de suportar
uma guerra ultramarina colonial-fascista, depois regressar e dar a volta a
isto, derrubando o regime ditatorial que uma súcia de oportunista da política
substituiu numa democracia atualmente enfezada mas que antes obteve conquistas
muito importantes para as populações, para os trabalhadores, para os
professores também, e para a tal ralé que não consegue sair da pobreza porque a
democracia e a igualdade de oportunidades, a justiça, a saúde, a habitação e o melhor
emprego é só para alguns com “cunhas”, com ‘pedigree’ dos do grande capital e
dos daqueles três partidos a que muitos chamam “bando de ladrões”, o CDS, o
PSD, o PS. E isso porque é onde existem casos de “meterem a mão na massa” –
muitas vezes falados mas impunes. Porque essa do “dura lex sede lex” (a lei é
dura mas é lei) é só para os da ralé. Muito raramente atinge como deveria os
dos “poleiros”.
Mas os deputados, agora, segundo
o que corre na prosa a seguir, do Expresso, vão dar a volta ao assunto dos
professores. Está escrito… A verdade segue daqui por uns tempos ou até nem isso
porque desaparece. Ou transforma-se numa realidade costumeira do tal parlamento
repleto de mordomias e o que mais lhes convém naquele burgo. Adquire formato de
que afinal “os professores são uns malandros”. Como tem vindo a ser hábito. Não
o dizem exatamente assim porque preferem usar a desonestidade política e
intelectual com silêncio, mentiras e manipulações.
Respeito e consideração devemos
aos nossos professores – a modos que uma extensão da nossa família. À maioria
dos políticos não. Se há quem deva aos portugueses honestidade, transparência,
justiça e concretização de direitos são eles, os tais políticos e os tais
partidos.
Não há dinheiro. Porque o “desviam”,
porque o roubam, porque o malbarataram. Falta dinheiro para os professores como
falta para o país. Têm sido décadas de uns quantos a governarem-se e a
desgovernarem Portugal.
(MM | PG)
Tempo de serviço dos professores
volta ao Parlamento. “Está na altura de passarem das palavras aos atos e serem
coerentes com o que votaram”
Mais de 20 mil pessoas assinaram
um projeto de lei que determina a recuperação dos 9 anos, 4 meses e 2 dias de
tempo congelado de serviço prestado pelos professores. O número alcançado
obriga agora a que a Assembleia da República volte a discutir e a votar esta
questão. Em entrevista ao Expresso, Alexandre Henriques, um dos promotores
desta Iniciativa Legislativa de Cidadãos, diz que a proposta apresentada pelo
Ministério da Educação para contar apenas dois anos e dez meses é “quase
insultuosa” e que os professores já não reconhecem Tiago Brandão Rodrigues como
ministro da Educação.
Tinham três meses para o fazer,
conseguiram-no ao fim de dois: mais de 20 mil pessoas já assinaram, numa
plataforma digital do Parlamento, a Iniciativa Legislativa de Cidadãos para
contagem integral do tempo de serviço dos professores, A fasquia foi atingida
sábado à noite e o número de subscritores continua a aumentar. Alexandre
Henriques, professor de Educação Física no Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas,
explica porquê.
Agora que alcançaram as 20 mil
assinaturas, quais são os passos que se seguem?
Vamos ainda recolher mais
assinaturas, para garantir uma margem de segurança no caso de haver registos
que não cumpram os requisitos. Mas ao ritmo a que as assinaturas estão a
acontecer, acredito que até ao final da próxima semana iremos submeter a
iniciativa na plataforma do Parlamento. Desde que o ministro da Educação
proferiu aquela afirmação (há duas semanas) de que ou os sindicatos aceitavam a
recuperação de dois anos e 10 meses ou não tinham nada que as assinaturas
dispararam. Na sexta-feira faltavam 700, ontem, sábado, atingimos as 20 mil, e
hoje, domingo, já superou as 20.200.
O ministro conseguiu irritar os
professores ou foram os promotores da iniciativa que intensificaram os esforços
na recolha de apoios?
Foi um bocadinho de tudo. A
iniciativa arrancou com força, chegámos rapidamente aos milhares, mas depois
abrandou. Os problemas técnicos da plataforma digital do Parlamento, que está a
ser usada pela primeira vez por um movimento de cidadãos, não ajudaram. Quando
começou a greve às reuniões de avaliação, promovida pelo sindicato STOP a
partir de 4 de junho, seguida das declarações do ministro, as pessoas
sentiram-se indignadas. A forma que encontraram de expressar a sua indignação
foi aderir tanto à greve como a esta iniciativa legislativa. E não foram só
professores. Houve muita gente, de outras áreas a enviar mensagens a dizer que
estava com os professores e que ia aderir.
No vosso projeto de lei indica-se
que a subida de escalão ou escalões e a respetiva atualização salarial,
decorrente da recuperação do tempo de serviço congelado (entre 2005 e 2007 e
entre 2011 e 2017), ocorre de uma só vez e com efeitos a 1 de janeiro de 2019.
Tanto os sindicatos como os partidos que defendem a recuperação do tempo já
disseram que é algo que tem de ser feito de forma faseada e propuseram o limite
de 2023. Não teme que, por causa desta diferença, o texto não receba o apoio
dos deputados?
Primeiro os deputados vão ter de
dizer se concordam ou não com a intenção e o conteúdo desta iniciativa. No
final de 2017, todos os partidos de esquerda, incluíndo o PS, aprovaram um
projeto de resolução a favor da recuperação de todo o tempo de serviço. Apenas
PSD e CDS se abstiveram. Foi por causa disso que decidi pôr em marcha esta
iniciativa. Está na altura de os senhores deputados passarem das palavras aos
atos e serem coerentes com o que votaram. Têm de comprometer-se com o que dizem
- e não dizer apenas porque fica bem e para ganhar votos.
Ainda assim, propor que a
recuperação de tempo se faça toda de uma só vez é diferente de prever um
faseamento na aplicação da medida, que permite diluir os custos.
Nós fixámos o dia 1 de janeiro de
2019 porque os professores estão cansados de esperar. E não tínhamos segurança
nenhuma de que tal viesse a acontecer. O que queremos é a recuperação dos nove
anos, e o mais rápido possível. Se os partidos vão depois negociar entre eles
outra alternativa, isso é uma questão partidária: se vão diluir os pagamentos
no tempo, se vão combinar com créditos para a aposentação, devolver mais agora
e menos depois. Mas terão de votar alguma coisa.
Os professores estão tão zangados
com o ministro Tiago Brandão Rodrigues como estiveram com a ex-ministra Maria
de Lurdes Rodrigues?
A proposta do Ministério
(recuperar dois anos e 10 meses) foi quase insultuosa. Mas são situações
diferentes. Com Maria de Lurdes Rodrigues tínhamos uma ministra muito presente,
que agredia verbalmente os professores. Os docentes foram humilhados. Foi um
período que eu espero que não volte a acontecer. O problema que temos com Tiago
Brandão Rodrigues é que estamos na presença de um não ministro. Vejo-o muitas
vezes em cerimónias de abertura, nomeadamente de nível desportivo. Quando
aparece parece que está pressionado. Nós lidamos mais é com os dois secretários
de Estado, que têm as suas ideologias, com as quais podemos estar ou não de
acordo. Dá a sensação que o ministro não tem peso político. Tem pouca presença,
pouca força, está longe. Neste momento os professores já não o reconhecem como
ministro da Educação. Eu pelo menos não o reconheço.
Durante sete anos, as sucessivas
leis do Orçamento do Estado determinaram que o tempo congelado não ia ser
recuperado no caso das carreiras especiais, em que se incluem os professores.
Por que razão nessa altura sindicatos ou movimentos de professores não contestaram
essa disposição?
Os professores e o resto da
população perceberam as dificuldades no tempo da troika e nos anos em que o
país esteve intervencionado. Mas depois vimos que a economia começou a melhorar
e o que dizem que era excecional continuou a sê-lo. Chegámos a um ponto de
saturação e é hora de dizer basta. Vemos o Estado a dar constantemente dinheiro
para a banca, para as PPP (parcerias público-privadas), para as Fundações, para
os juros da dívida. Mas para os trabalhadores há sempre problemas que se
levantam e dizem que é muito complicado.
O Governo tem argumentado que a
recuperação de dois anos e 10 meses para os professores é uma forma de
equiparar o tratamento dado a esta classe ao dos funcionários públicos das
carreiras gerais, que demoram mais tempo a mudar de escalão.
É um argumento falacioso. Os
professores podem progredir de quatro em quatro anos apenas porque a sua
carreira é composta por 10 escalões. Ou seja, podem demorar 40 anos ou mais a
chegar ao topo.
Que expectativas tem em relação à
adesão à greve às reuniões de avaliação que, a partir de segunda-feira, conta
com a convocatória de todos os sindicatos?
A greve começou na semana
passada, com a marcação do STOP. A adesão foi aumentando: no início foram
adiados conselhos de turma em 100 escolas e no final da semana já se
aproximavam das 400. E não tenho dúvida nenhuma que a partir de segunda-feira
será muito maior.
A contestação está ao nível dos
anos de Maria de Lurdes Rodrigues e de Nuno Crato?
Em 2008 tivemos uma grande
manifestação (juntou cerca de 100 mil docentes) e com Nuno Crato os protestos
centraram-se muito nos exames. Mas é a primeira vez que vejo um protesto que
pode bloquear todo o processo escolar e a transição de um ano letivo para o
outro, com as avaliações internas dos alunos a poderem ser adiadas até julho.
Os professores estão muito indignados e determinados. Na minha escola, o fundo
de greve – docentes disponíveis para pagar a perda salarial que o colega que
faça greve tenha, faltando ao conselho de turma onde se atribuem as
classificações dos alunos – tem 70 professores. É um número muito significativo.
Isabel Leiria | Expresso
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