terça-feira, 16 de abril de 2019

Portugal | Ex-cavaquista Duarte Lima em liberdade até quando?


Sobre Duarte Lima, o lançado cavaquista que integrou seu governo - entre outros a braços com a justiça - dizia há  poucos dias no jornal i que "Com o trânsito em julgado decidido pela Relação de Lisboa, ex-deputado fica impossibilitado de recorrer da pena de seis anos a que foi condenado. Cabe agora à primeira instância a emissão de mandado de prisão".

O título, no jornal i, era esclarecedor: "BPN/Homeland. Duarte Lima será preso nos próximos dias", como ali se podem inteirar. No jornal, Carlos Diogo Santos, fez o relato com apêndice da foto por Miguel Silva. Registámos por aqui que Lima seria preso nos próximos dias. Já lá vão três dias após a notícias. Estamos contabilizando os dias que passam até que realmente o ex-cavaquista fique entre-grades. É que há anos e anos que estas "novelas" estão em cena sem que se vejam as condenações serem cumpridas. Ora isso leva ao descrédito da Justiça, como é 'vox-populi'. Mais grave ainda porque deixa ditos e mexericos sobre uma espécie de máfia de ex-cavaquistas que por isto ou aquilo estiveram a contas com a justiça mas que continuam a comer e a viver bem e do melhor sem que se veja sombra de punição efetiva. Não só nos ex-cavaquistas tal acontece, evidentemente.


O que se pergunta amiúde é se podemos confiar na Justiça... Fiquemos à espera dos dias que faltam a Duarte Lima para cumprir a condenação que foi anunciada. Quantos dias mais teremos de contar?

Lá está. Se fosse um singelo individuo do povo, um pobretanas, era logo "arrecadado" na prisão. Assim não acontece com os mais ricos à custa de muitas falcatruas e crimes, porque usam colarinhos brancos. Uma justiça para ricos e outra para pobres. Pois então, foram ou são de poderes tantas vezes esconsos... E ainda são? E esta dualidade de critérios em que democracia é que cabe? Na de faz de conta com que os poderosos enchem a boca, as contas bancárias e os offshores? Democracia? É, não foi?

Mário Motta | Redação PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana